Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP) Campus Cornélio Procópio | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | GONÇALVES, Jéssica Fernanda Ponte | - |
Autor(es): dc.contributor.author | BLANCO, Marília Bazan | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-02-27T14:16:54Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-02-27T14:16:54Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-02-27 | - |
identificador: dc.identifier.other | JÉSSICA FERNANDA PONTE GONÇALVES - produto | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/742522 | - |
Resumo: dc.description.abstract | A criança, em sua fase inicial de escolaridade, necessita de estímulos para seu desenvolvimento, uma vez que é um ser em construção e necessita da interação com o meio externo para que seus sistemas psicomotores e cognitivos sejam moldados. Assim, ações que favoreçam o desenvolvimento são de grande valia para o processo de aprendizagem que o educando irá percorrer ao longo da vida. Dentre as funções cognitivas, menciona-se, aqui, as funções executivas (FE), já que essas iniciam seu desenvolvimento na infância. Segundo Cosenza e Guerra (20111), as FE correspondem a um conjunto de habilidades que auxiliam no processamento de uma nova situação, problema ou estímulo para alcançar um objetivo esperado, possibilitando a interação com diversas situações encontradas no dia a dia. Essas habilidades são indispensáveis para que os estudantes possam ter sucesso no processo acadêmico. Cosenza e Guerra (2011) destacam que as FE são primordiais para que os estudantes possam ter sucesso em todas as etapas da educação e o ambiente escolar faz com que eles tenham novas possibilidades de desenvolver essas habilidades de forma natural. A Educação Infantil, especialmente, contribui muito para esse processo. Nessa etapa, o desenvolvimento pode ser estimulado por meio de brincadeiras e de ações corriqueiras. Segundo a Base Nacional Comum Curricular, essas experiências permitem que as crianças construam conhecimentos diversos e apropriem-se deles por meio de ações e interações com seus pares e com os adultos, propiciando a aprendizagem, o desenvolvimento e a socialização (BRASIL, 2018). O presente Produto Técnico Educacional foi elaborado no Mestrado Profissional em Ensino da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP) - Campus Cornélio Procópio, e configura-se como um curso de capacitação, voltado a professoras da rede básica do município de Cornélio Procópio e região, com a finalidade de qualificá-las para trabalhar com as FE com alunos da Educação Infantil. Em linhas gerais, o curso abarcou os componentes das FE e sua importância para o desenvolvimento da criança ainda em idade pré-escolar. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 7.392 KB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Funções Executivas | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Educação Infantil | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Intervenções | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Formação de professores | pt_BR |
Título: dc.title | CURSO DE EXTENSÃO: O DESENVOLVIMENTO DAS FUNÇÕES EXECUTIVAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | curso | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Ensino (PPGEN) | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Trabalho de Conclusão do Mestrado | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
JÉSSICA FERNANDA PONTE GONÇALVES - produto.pdf | 7,39 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/742522/2/JÉSSICA FERNANDA PONTE GONÇALVES - produto.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons