Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP) Campus Cornélio Procópio | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | PRAXEDES, Jennifer Guimarães | - |
Autor(es): dc.contributor.author | ARAÚJO, Roberta Negrão de | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-02-27T13:59:08Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-02-27T13:59:08Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-02-27 | - |
identificador: dc.identifier.other | JENNIFER GUIMARÃES PRAXEDES - produto | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/742514 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Conforme indicação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), nos programas de Mestrado Profissional, além da elaboração da dissertação, deve ser desenvolvido um produto educacional voltado para o ensino. Segundo o documento, pode ser proposto uma sequência didática, um aplicativo computacional, um jogo, um vídeo, uma exposição, entre outros (BRASIL, 2020). Contudo, optamos pela elaboração de um manual didático pedagógico direcionado a professores alfabetizadores, com objetivo de apresentar atividades que contemplem o ensino da consciência fonológica e das propriedades do sistema de escrita alfabética, isto é, da alfabetização por meio de textos de tradição oral. O presente manual, além de uma breve fundamentação teórica, apresenta atividades que intencionam subsidiar o docente no ensino de habilidades voltadas para a alfabetização e letramento a partir de diferentes textos, com ênfase nos gêneros textuais de tradição oral. Apresentamos, então, dezoito atividades adaptadas de outros materiais, produzido por professores e pesquisadores para serem implementadas junto a escolares dos anos iniciais do Ensino Fundamental. Tais atividades suscitam reflexões a partir dos textos de tradição oral, pois o escolar não deve apenas conhecer os sons das letras, mas também pensar sobre elas, além de reconhecê-las em situações reais de comunicação. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 9.703 KB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Alfabetização | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Letramento | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Formação continuada | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Manual Didático | pt_BR |
Título: dc.title | MANUAL DIDÁTICO PEDAGÓGICO ATIVIDADES PARA ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO A PARTIR DOS TEXTOS DE TRADIÇAO ORAL | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Ensino (PPGEN) | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Trabalho de Conclusão do Mestrado | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
JENNIFER GUIMARÃES PRAXEDES - produto.pdf | 9,7 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/742514/2/JENNIFER GUIMARÃES PRAXEDES - produto.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons