GUIA DIDÁTICO ATIVIDADES PRÁTICAS DE CIÊNCIAS PARA O 5.º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade Estadual do Norte do Paraná (UENP) Campus Cornélio Procópiopt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorSANTOS, Cristiane Delfino Machado dos-
Autor(es): dc.contributor.authorARAÚJO, Roberta Negrão de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-02-27T13:21:16Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-02-27T13:21:16Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-02-27-
identificador: dc.identifier.otherCRISTIANE DELFINO MACHADO DOS SANTOS - produtopt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/742511-
Resumo: dc.description.abstractEste Guia Didático apresenta objetos de conhecimento relacionados ao Componente Curricular: Ciências da Natureza, com o Eixo Temático: Matéria e Energia, constituindo-se como apoio pedagógico ao professor. O Guia Didático está organizado de acordo com a Proposta Curricular de Ensino da Secretaria Municipal da Educação (SEMED) de Cornélio Procópio, em consonância com o documento interno, o Projeto Político Pedagógico da E. M. “Comendador Gino Azzolini”, os quais estão embasados nas orientações dos documentos vigentes: BNCC e RCP. No Guia Didático propomos os conteúdos (objetos de conhecimento) relacionados aos objetivos de aprendizagem e, relacionados a eles: fluxogramas, conceitos, atividades práticas e complementares, curiosidades e formulários. Além do glossário e das referências. Cabe ressaltar que, para cada atividade apresentada há: o objetivo, o material a ser utilizado, os procedimentos e as orientações ao professor, com sugestões de questionamentos (para serem feitos aos estudantes) e possíveis respostas, a serem consideradas no fechamento da aula (como um suporte para o professor que necessita de uma explicação específica sobre os fenômenos a serem observados), contribuindo para uma explanação fundamentada em exemplos que estão direcionados para cada um dos experimentos. Importante destacar que, para cada atividade prática, o professor pode utilizar os formulários propostos para os estudantes, que se encontram no fim do Guia Didático. Estes têm como objetivo direcionar e complementar o conteúdo a ser trabalhado, oportunizando a formulação de hipóteses (previsões) e comparações ao término do experimento, com espaços exclusivos para anotações importantes, bem como uma avaliação a respeito do fenômeno científico a ser observado (com ícones de emotions). Esperamos, com esse Guia Didático, contribuir com a prática de ensino do professor e com a aprendizagem do estudante no que se refere aos objetos de conhecimento de introdução à Física e à Química, haja vista, o envolvimento deste na realização das atividade práticas.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent4.129 KBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de Ciênciaspt_BR
Palavras-chave: dc.subjectFormação docentept_BR
Palavras-chave: dc.subjectGuia Didáticopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectIntrodução à Física e à Químicapt_BR
Título: dc.titleGUIA DIDÁTICO ATIVIDADES PRÁTICAS DE CIÊNCIAS PARA O 5.º ANO DO ENSINO FUNDAMENTALpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Ensino (PPGEN)pt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineTrabalho de Conclusão do Mestradopt_BR
Aparece nas coleções:Textos


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons