
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor.author | CARVALHO, SERGIO TÚLIO TARBES DE | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-02-26T05:43:55Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-02-26T05:43:55Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-02-22 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/742460 | - |
| Resumo: dc.description.abstract | In the book: “O Raciocínio Sociológico: o espaço não popperiano do raciocínio natural”, french sociologist Jean-Claude Passeron states that the structural use of natural language in the social sciences creates what he calls “sociological reasoning”, a necessary method based on natural reasoning where the “demarcation” and “falsifiability” of Popper and the “paradigms” and “normal science” of Kuhn would not be possible. This article proposes to analyze the empirical foundations of three statements deduced from the propositions that make up the French author's thesis, namely, that each science has its own language from which its specific type of knowledge and empirical evidence derives, that the use of natural language prevents the creation of “paradigms” and the accumulation of knowledge in sociology and, finally, that the use of natural language favors the carrying out of observations and prevents the carrying out of experiments. The fact that such statements are logically deducible from Passeron's propositions allows their empirical relevance to be tested using a method inspired by Karl Popper's ideas, consisting, in this case, in the presentation of empirical examples that contradict them. The results allow us to conclude that if there are difficulties in social sciences, especially in consolidating paradigms, in accumulating knowledge and in carrying out experiments, such difficulties cannot be attributed to the use of natural language. | pt_BR |
| Idioma: dc.language.iso | en | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Passeron | pt_BR |
| Título: dc.title | A POPPERIAN CRITIQUE OF JEAN-CLAUDE PASSERON’S ‘SOCIOLOGICAL REASONING (Atena Editora) | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Livros digitais | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: