Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | IFBAIANO | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | SANTO, SILVANA CASAIS DO ESPÍRITO | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-02-24T12:35:55Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-02-24T12:35:55Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-02-24 | - |
identificador: dc.identifier.other | Dissertação de mestrado | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/742437 | - |
Resumo: dc.description.abstract | A sociedade contemporânea tende à informatização, ao estudo e ao entendimento das diversas linguagens. Desse modo, é importante salientar que o processo de desenvolvimento de tecnologias possibilita a introdução de novas abordagens no contexto educacional, mas a dinâmica moderna, mediada por essas ferramentas, exige mudanças na escola para adequação docente à realidade do mundo da informação. O letramento digital se figura, assim, como prática socializante, uma vez que ultrapassa o simples ato de saber ler e digitar em computador, referindo-se às habilidades que uma pessoa tem em fazer uso das TDIC. Todavia, as unidades escolares, em seus processos de ensino e aprendizagem, nem sempre acompanham essa realidade. Por isso, esta pesquisa, de natureza qualitativa, tem por objetivo analisar as contribuições que uma oficina de formação continuada em TDIC para professores da EPT pode trazer para o desenvolvimento dos níveis de letramento digital desses profissionais da educação. A pesquisa tem como lócus o Colégio Estadual Edvaldo Fernandes e a amostra conta com professores dessa instituição que foram convidados a participar de uma oficina com momentos síncronos e assíncronos. Quanto à discussão dos resultados, emprega-se a análise de conteúdo de Bardin (2016). Por meio desse exame, compreende-se que, segundo os professores, não se pode pensar em escola democrática sem investir em uma proposta de educação que contemple conhecimentos, habilidades e valores que contribuam para novas formas de pensar e ensinar. Finalmente, como produto da investigação, apresenta-se um guia educacional amparado na perspectiva do uso do letramento digital na práxis pedagógica. Espera-se que este material sirva para professores de todo o Brasil, colaborando para sua formação continuada no que tange ao uso da tecnologia em sua prática pedagógica, a fim de que eles possam intervir na sua realidade social | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 3.3MB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | CC0 1.0 Universal | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Tecnologia Digital | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Letramento Digital | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Formação Continuada de Professores | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Prática Docente | pt_BR |
Título: dc.title | FORMAÇÃO CONTINUADA EM LETRAMENTO DIGITAL PARA PROFESSORES DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | MESTRADO EM EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA - PROFEPT | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
Dissertação sem o produto Silvana.pdf | 3,4 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/742437/2/Dissertação sem o produto Silvana.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons