FORMAÇÃO CONTINUADA EM LETRAMENTO DIGITAL PARA PROFESSORES DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorIFBAIANOpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorSANTO, SILVANA CASAIS DO ESPÍRITO-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-02-24T12:35:55Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-02-24T12:35:55Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-02-24-
identificador: dc.identifier.otherDissertação de mestradopt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/742437-
Resumo: dc.description.abstractA sociedade contemporânea tende à informatização, ao estudo e ao entendimento das diversas linguagens. Desse modo, é importante salientar que o processo de desenvolvimento de tecnologias possibilita a introdução de novas abordagens no contexto educacional, mas a dinâmica moderna, mediada por essas ferramentas, exige mudanças na escola para adequação docente à realidade do mundo da informação. O letramento digital se figura, assim, como prática socializante, uma vez que ultrapassa o simples ato de saber ler e digitar em computador, referindo-se às habilidades que uma pessoa tem em fazer uso das TDIC. Todavia, as unidades escolares, em seus processos de ensino e aprendizagem, nem sempre acompanham essa realidade. Por isso, esta pesquisa, de natureza qualitativa, tem por objetivo analisar as contribuições que uma oficina de formação continuada em TDIC para professores da EPT pode trazer para o desenvolvimento dos níveis de letramento digital desses profissionais da educação. A pesquisa tem como lócus o Colégio Estadual Edvaldo Fernandes e a amostra conta com professores dessa instituição que foram convidados a participar de uma oficina com momentos síncronos e assíncronos. Quanto à discussão dos resultados, emprega-se a análise de conteúdo de Bardin (2016). Por meio desse exame, compreende-se que, segundo os professores, não se pode pensar em escola democrática sem investir em uma proposta de educação que contemple conhecimentos, habilidades e valores que contribuam para novas formas de pensar e ensinar. Finalmente, como produto da investigação, apresenta-se um guia educacional amparado na perspectiva do uso do letramento digital na práxis pedagógica. Espera-se que este material sirva para professores de todo o Brasil, colaborando para sua formação continuada no que tange ao uso da tecnologia em sua prática pedagógica, a fim de que eles possam intervir na sua realidade socialpt_BR
Tamanho: dc.format.extent3.3MBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsCC0 1.0 Universal*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/*
Palavras-chave: dc.subjectTecnologia Digitalpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectLetramento Digitalpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectFormação Continuada de Professorespt_BR
Palavras-chave: dc.subjectPrática Docentept_BR
Título: dc.titleFORMAÇÃO CONTINUADA EM LETRAMENTO DIGITAL PARA PROFESSORES DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICApt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMESTRADO EM EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA - PROFEPTpt_BR
Aparece nas coleções:Textos


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons