Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade de Passo Fundo | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Oliveira, Sérgio Luiz de | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Locatelli, Aline | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-02-23T19:08:49Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-02-23T19:08:49Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-12-17 | - |
identificador: dc.identifier.other | PRODUTO EDUCACIONAL | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/742419 | - |
Resumo: dc.description.abstract | O material didático aqui apresentado consiste em um produto educacional elaborado e construído nas premissas de uma UEPS (Unidade de Ensino Potencialmente Significativa) com o intuito de auxiliar os professores de Química no ensino de “Radioatividade”, componente curricular abordado no 2º ano do Ensino Médio, sendo mediadas pelas Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs), como instrumento potencializador da aprendizagem significativa. Este estudo foi concebido e desenvolvido no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática vinculado à Universidade de Passo Fundo (UPF), como parte integrante da dissertação intitulada “O Ensino de Radioatividade por meio de uma UEPS intercedida pelas Tecnologias digitais”, sob a orientação da Profª Dra. Aline Locatelli. A escolha da temática foi motivada pelas constantes dificuldades apresentadas pelos estudantes do Ensino Médio em compreender os fenômenos químicos e físicos abordados, bem como, correlacioná-los ao seu dia a dia. Esse cenário corroborou na decisão de aliar os estudos às tecnologias digitais, como instrumento incentivador, visto que os recursos digitais despertam grande interesse na maioria dos estudantes, podendo, assim, fortalecer o aprendizado. Contextualizar o ensino de Química por meio das TICs, justifica-se devido ao contexto social em que o estudante está inserido e ao avanço das tecnologias digitais que cresceram exponencialmente no novo milênio. Já não mais faz sentido não as incluir no processo pedagógico: aliar o processo ensino-aprendizagem às tecnologias se tornou preponderante e indispensável na melhoria dos processos educacionais. Nesse cenário, a elaboração desta sequência didática foi norteada sob as diretrizes de uma UEPS. Como resultado, esse modelo de sequência didática tem como propósito assegurar a promoção da aprendizagem significativa, visando à substancial melhoria no entendimento pelos estudantes. Isso é alcançado através da conferência de maior significado ao processo de ensino, que se caracteriza por uma organização eficaz dos conteúdos e atividades desenvolvidas (MOREIRA, 2011). É notório que a aprendizagem se potencializa, quando ela se estrutura a partir dos conhecimentos prévios dos alunos; e para que uma aprendizagem ocorra, significativamente, a construção do processo pedagógico deve levar em consideração o percurso já percorrido pelo discentes até então, fazendo com que o aprendizado se torne potencialmente relevante, ancorados no conhecimento prévio, o aluno seja capaz de construir o seu próprio conhecimento (MOREIRA, 2011). Com base no exposto, acredita-se que a presente UEPS, mediada pelas tecnologias digitais, possa contribuir significativamente para o ensino de Química, bem como, fornecer aos professores um material de apoio que possa agregar uma maior eficiência no processo de ensino e aprendizagem, buscando despertar o interesse e o protagonismo do aluno na construção do conhecimento. A UEPS foi desenvolvida em 15 períodos de 50 minutos cada, junto aos estudantes do segundo ano do Ensino Médio de uma escola pública, localizada na cidade de Jaru, Estado de Rondônia. Este material foi concebido, buscando uma fácil compreensão e utilização, para que os professores de Química do Ensino Médio interessados e envolvidos no processo de ensino, possam utilizá-lo de forma livre e gratuita, no seu todo ou em partes, modificando-o e adaptando-o, se necessário, para atender a realidade de cada instituição de ensino. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 2442KB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Produto educacional | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | TICS | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de Química | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Sequência Didática | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Aprendizagem Significativa | pt_BR |
Título: dc.title | Radiatividade - UEPS Intercedida pelas Tecnologias Digitais | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Produto educacional vinculado a dissertação de mestrado profissional | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
PRODUTO EDUCACIONAL.pdf | 2,44 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/742419/2/PRODUTO EDUCACIONAL.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons