jardim das flores encena: o teatro do oprimido como ferramenta pedagógica no ensino de sociologia

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal de Campina Grande- Campus Sedept_BR
Autor(es): dc.contributor.authorSOUSA, josemario da silva-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-02-23T17:48:46Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-02-23T17:48:46Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-02-23-
identificador: dc.identifier.otherTCC_JOSEMARIO_DA_SILVA_SOUSA_Dissertacaopt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/742402-
Resumo: dc.description.abstractEste trabalho é resultado de uma pesquisa cujo objetivo foi implementar e desenvolver uma intervenção pedagógica nas aulas de Sociologia no ensino médio. Pensando o educando como um sujeito autônomo, e na propensão de possibilitar reflexões sobre seu cotidiano, visando indicar transformações em suas realidades ou minimizar opressões, utilizou-se a proposta do Teatro do Oprimido (TO) elaborado por Augusto Boal (1931-2009) como propensa ferramenta pedagógica. A partir da intervenção pedagógica realizada na Escola Estadual Jardim das Flores no município de Matupá -MT, busquei perceber de quais maneiras o método do TO corrobora no processo educativo dos conteúdos da disciplina de Sociologia, tais como: Ideologias, Desigualdades Sociais, Racismo, Gêneros, Sexualidades, entre outros. Por outro lado, propus aos educandos: um exercício de reflexão acerca de seus cotidianos, ao desdobramento de sua autonomia e ao desenvolvimento do pensamento crítico. Nesse sentido, o uso do TO, por meio de sua metodologia promove práticas educativas que podem estimular a compreensão dos diferentes fenômenos sociais, sendo possível o estranhamento e a desnaturalização destes a partir do pensamento crítico diante das realidades.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent1mbpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypepdfpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectEducaçãopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectIntervenção Pedagógicapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectSociologiapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectTeatropt_BR
Palavras-chave: dc.subjectOprimidopt_BR
Título: dc.titlejardim das flores encena: o teatro do oprimido como ferramenta pedagógica no ensino de sociologiapt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional de Sociologia em Rede Nacionalpt_BR
Vinculação:: dc.uab.SNuabpt_BR
Aparece nas coleções:Materiais PROFSOCIO


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons