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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal de Campina Grande- Campus Sede | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | SOUSA, josemario da silva | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-02-23T17:48:46Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-02-23T17:48:46Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-02-23 | - |
identificador: dc.identifier.other | TCC_JOSEMARIO_DA_SILVA_SOUSA_Dissertacao | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/742402 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Este trabalho é resultado de uma pesquisa cujo objetivo foi implementar e desenvolver uma intervenção pedagógica nas aulas de Sociologia no ensino médio. Pensando o educando como um sujeito autônomo, e na propensão de possibilitar reflexões sobre seu cotidiano, visando indicar transformações em suas realidades ou minimizar opressões, utilizou-se a proposta do Teatro do Oprimido (TO) elaborado por Augusto Boal (1931-2009) como propensa ferramenta pedagógica. A partir da intervenção pedagógica realizada na Escola Estadual Jardim das Flores no município de Matupá -MT, busquei perceber de quais maneiras o método do TO corrobora no processo educativo dos conteúdos da disciplina de Sociologia, tais como: Ideologias, Desigualdades Sociais, Racismo, Gêneros, Sexualidades, entre outros. Por outro lado, propus aos educandos: um exercício de reflexão acerca de seus cotidianos, ao desdobramento de sua autonomia e ao desenvolvimento do pensamento crítico. Nesse sentido, o uso do TO, por meio de sua metodologia promove práticas educativas que podem estimular a compreensão dos diferentes fenômenos sociais, sendo possível o estranhamento e a desnaturalização destes a partir do pensamento crítico diante das realidades. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 1mb | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Educação | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Intervenção Pedagógica | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Sociologia | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Teatro | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Oprimido | pt_BR |
Título: dc.title | jardim das flores encena: o teatro do oprimido como ferramenta pedagógica no ensino de sociologia | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional de Sociologia em Rede Nacional | pt_BR |
Vinculação:: dc.uab.SN | uab | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Materiais PROFSOCIO |
Arquivos associados: | ||||
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Dissertacao___SOUSA__Josemario_da_Silva. (1).pdf | 1,07 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/742402/2/Dissertacao___SOUSA__Josemario_da_Silva. (1).pdfDownload |
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