Educação financeira: compreendendo as finanças pessoais

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade de Passo Fundo-
Autor(es): dc.contributor.authorOliveira, José Roberto-
Autor(es): dc.contributor.authorSilva, Juliano Tonezer da-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-02-22T19:27:59Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-02-22T19:27:59Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-12-
identificador: dc.identifier.othercompreendendo_financas_pessoais_jose_oliveira.pdf-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/742399-
Resumo: dc.description.abstractO presente trabalho, no formato de um Produto Educacional, intitulado “Educação Financeira: Compreendendo as finanças pessoais”, integra a dissertação de mestrado profissional com título “Educação Financeira no Ensino Médio: um ensino com significado”, sob a orientação do Professor Dr. Juliano Tonezer da Silva, junto ao Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática (PPGECM) da Universidade de Passo Fundo (UPF), no âmbito do Projeto de Cooperação entre Instituições - PCI, em parceria com a Faculdade Católica de Rondônia (FCR). Tem como objetivo proporcionar conhecimentos a partir dos conhecimentos prévios dos estudantes do ensino médio, de maneira a desenvolver uma aprendizagem significativa à educação financeira, através de uma sequência didática, priorizando as finanças pessoais. Foi aplicado em uma turma do 2º ano do Ensino Médio da Escola Estadual do Ensino Fundamental e Médio Rio Branco (EEEFMRB), pertencente a Rede Estadual de Ensino do Estado de Rondônia, localizada na cidade de Porto Velho/RO. A sequência didática tem embasamento na Teoria da Aprendizagem Significativa (TAS) de Ausubel, com intenção de contribuir para o ensino aprendizagem em sala de aula e este Material estar disponível para professores usarem no ensino médio como iniciação à Educação Financeira, além de poder ser adaptado para outras etapas da Educação Básica. A elaboração do material da sequência didática seguiu-se as orientações dos oito aspectos sequenciais para construção de uma Unidade de Ensino Potencialmente Significativa (UEPS). Esta sequência didática é composta de oito encontros. O material produzido contém estrutura própria com tema, duração, objetivo e atividade proposta, como determina Moreira (2011). Os principais objetos de estudo abordados são: definição e importância da Educação Financeira, o planejamento financeiro, o orçamento pessoal ou familiar; a importância da Matemática financeira: taxa percentual, juros simples e juros compostos; avaliação do aprendiz e da UEPS. Este trabalho é de livre acesso e utilização e está disponível no portal do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática da Universidade de Passo Fundo <http://www.upf.br/ppgecm> e no site do EduCapes.-
Tamanho: dc.format.extent1,7 Gb-
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDF-
Idioma: dc.language.isopt_BR-
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil-
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/-
Palavras-chave: dc.subjectMatemática financeira-
Palavras-chave: dc.subjectEstudo e ensino-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino médio-
Palavras-chave: dc.subjectprendizagem significativa-
Título: dc.titleEducação financeira: compreendendo as finanças pessoais-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Curso: dc.subject.coursePrograma de Pós Graduação em Ensino de Ciências e Matemática-
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineMatemática-
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