Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade de Passo Fundo | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Oliveira, José Roberto | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Silva, Juliano Tonezer da | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-02-22T19:27:59Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-02-22T19:27:59Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-12 | - |
identificador: dc.identifier.other | compreendendo_financas_pessoais_jose_oliveira.pdf | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/742399 | - |
Resumo: dc.description.abstract | O presente trabalho, no formato de um Produto Educacional, intitulado “Educação Financeira: Compreendendo as finanças pessoais”, integra a dissertação de mestrado profissional com título “Educação Financeira no Ensino Médio: um ensino com significado”, sob a orientação do Professor Dr. Juliano Tonezer da Silva, junto ao Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática (PPGECM) da Universidade de Passo Fundo (UPF), no âmbito do Projeto de Cooperação entre Instituições - PCI, em parceria com a Faculdade Católica de Rondônia (FCR). Tem como objetivo proporcionar conhecimentos a partir dos conhecimentos prévios dos estudantes do ensino médio, de maneira a desenvolver uma aprendizagem significativa à educação financeira, através de uma sequência didática, priorizando as finanças pessoais. Foi aplicado em uma turma do 2º ano do Ensino Médio da Escola Estadual do Ensino Fundamental e Médio Rio Branco (EEEFMRB), pertencente a Rede Estadual de Ensino do Estado de Rondônia, localizada na cidade de Porto Velho/RO. A sequência didática tem embasamento na Teoria da Aprendizagem Significativa (TAS) de Ausubel, com intenção de contribuir para o ensino aprendizagem em sala de aula e este Material estar disponível para professores usarem no ensino médio como iniciação à Educação Financeira, além de poder ser adaptado para outras etapas da Educação Básica. A elaboração do material da sequência didática seguiu-se as orientações dos oito aspectos sequenciais para construção de uma Unidade de Ensino Potencialmente Significativa (UEPS). Esta sequência didática é composta de oito encontros. O material produzido contém estrutura própria com tema, duração, objetivo e atividade proposta, como determina Moreira (2011). Os principais objetos de estudo abordados são: definição e importância da Educação Financeira, o planejamento financeiro, o orçamento pessoal ou familiar; a importância da Matemática financeira: taxa percentual, juros simples e juros compostos; avaliação do aprendiz e da UEPS. Este trabalho é de livre acesso e utilização e está disponível no portal do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática da Universidade de Passo Fundo <http://www.upf.br/ppgecm> e no site do EduCapes. | - |
Tamanho: dc.format.extent | 1,7 Gb | - |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | - | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | - |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | - |
Palavras-chave: dc.subject | Matemática financeira | - |
Palavras-chave: dc.subject | Estudo e ensino | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino médio | - |
Palavras-chave: dc.subject | prendizagem significativa | - |
Título: dc.title | Educação financeira: compreendendo as finanças pessoais | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Curso: dc.subject.course | Programa de Pós Graduação em Ensino de Ciências e Matemática | - |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Matemática | - |
Aparece nas coleções: | Livros digitais |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
compreendendo_financas_pessoais_jose_oliveira.pdf | 1,76 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/742399/4/compreendendo_financas_pessoais_jose_oliveira.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons