Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade do Estado do Pará | - |
Autor(es): dc.contributor.author | SILVA, DEJACI SOARES DA | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-02-21T18:03:08Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-02-21T18:03:08Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-02-21 | - |
identificador: dc.identifier.other | Resolução de problemas aditivos - Um ensino por atividades experimentais | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/742357 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Esta dissertação apresenta os resultados de uma pesquisa desenvolvida no Programa de Mestrado Profissional em Ensino de Matemática (PPGEM) da Universidade do Estado do Pará, que procurou responder o seguinte problema científico: De que forma a aplicação de uma sequência didática, baseada no ensino de matemática por atividades experimentais, pode influenciar o desempenho de estudantes do 6º ano do ensino fundamental sobre a resolução de problemas aditivos com números naturais? Que teve o objetivo de analisar os possíveis efeitos da aplicação de uma sequência didática, elaborada com base no ensino de matemática por atividades experimentais, sobre o desempenho dos estudantes do 6º ano do ensino fundamental na resolução de questões aditivas com números naturais. A metodologia da pesquisa adotada foi a Engenharia Didática. A experimentação foi realizada em uma turma do 6º ano do Ensino Fundamental da rede municipal de Parauapebas no estado do Pará com a participação de 28 estudantes. A análise dos principais resultados da experimentação ocorreu de forma quantitativa e qualitativa e indica que após a aplicação da sequência didática o desempenho do pós-teste dos participantes ficou assim 91,17% escolheram a operação correta para resolver os problemas aditivos aritméticos de uma operação, 92,3% escolheram a operação correta para resolver os problemas aditivos algébricos de uma operação.49,71% escolheram a operação com base na elaboração da sentença natural da questão. 47,75 % escolheram a operação sem a elaboração da sentença natural da questão. Entre os que elaboraram a sentença natural da questão o acerto da escolha da operação foi total o mesmo não ocorrendo com os que não elaboraram a sentença natural. A análise de associação entre as variáveis socioeducacionais não indicou associação entre a maioria das variáveis consideradas e a diferença dos desempenhos de pré e pós-testes, salvo duas variáveis que se destacaram nessa análise. A primeira é o “gosto pela matemática”, e a segunda é “quem auxilia nas atividades matemáticas extraclasse”, ambas mostraram uma associação estatisticamente significativa com os desempenhos dos alunos segundo o teste de Fisher. Isso sugere que, que a sequência didática contribuiu para facilitar o processo de aprendizagem, ela também conseguiu minimizar a influência dos fatores socioeducacionais no desempenho dos alunos. Estes resultados permitem concluir que a elaboração da sentença natural é uma ação que permite realizar a escolha correta da operação em problemas aditivos e aponta que o uso dessa estratégia pode facilitar o processo de desenvolvimento da habilidade de escolher corretamente a operação em problemas aditivos.Com os resultados da pesquisa foi elaborado um produto educacional na forma de uma sequência didática para o ensino de questões envolvendo o campo aditivo com números naturais intitulada: Uma sequência didática para o ensino de resolução de problemas aditivos, que está disponível em .......... com acesso livre. | - |
Tamanho: dc.format.extent | 5157 | - |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | - | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | - |
Palavras-chave: dc.subject | Engenharia Didática | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de Matemática por Atividades Experimentais | - |
Palavras-chave: dc.subject | Resolução de Problemas Aditivos | - |
Título: dc.title | RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS ADITIVOS: UM ENSINO POR ATIVIDADES EXPERIMENTAIS - Dissertação | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Curso: dc.subject.course | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Matemática | - |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Mestrado Profissional em Ensino de Matemática | - |
Aparece nas coleções: | Livros digitais |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
DEJACI SOARES DA SILVA Dissertação.pdf | 5,16 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/742357/1/DEJACI SOARES DA SILVA Dissertação.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: