Maus na sala de aula: Como refletir sobre o autoritarismo e abordar o ensino do holocausto a partir de uma narrativa gráfica histórica

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Autor(es): dc.contributorUNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SULpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorWenzel, Isadora Klein-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-02-19T21:43:55Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-02-19T21:43:55Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-
identificador: dc.identifier.otherMaus na sala de aula: Como refletir sobre o autoritarismo e abordar o ensino do holocausto a partir de uma narrativa gráfica históricapt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/742310-
Resumo: dc.description.abstractO ponto de partida da pesquisa que segue surgiu do interesse em desenvolver uma aprendizagem crítica e participativa. O golpe midiático, jurídico e parlamentar de 2016 levou a sociedade brasileira a profundas transformações e consolidou uma polarização que se mantém, ainda hoje, tensa e acirrada. Tal contexto provocou-me, como cidadã e professora, a produzir um material didático às turmas de nono ano da EMEF Carlos Drummond de Andrade (Canoas/ RS), visando refletir sobre o momento político que o país vivenciava associado aos conteúdos que seriam trabalhados: o nazifascismo e o holocausto – genocídio dos judeus europeus durante a Segunda Guerra Mundial. A fim de produzir tal conhecimento com criticidade, utilizei como base de pesquisa dos/as estudantes a história em quadrinhos Maus, de Art Spiegelman, a qual, segundo entrevistas com seu pai e por meio da linguagem de imagem-texto, narra a experiência de seus pais durante o Terceiro Reich e as superações para sobreviver às perseguições do governo e, por fim, a Auschwitz, símbolo do extermínio nazista. A produção de uma sequência didática que trouxesse o quadrinho como referencial, demandou um minucioso estudo sobre narrativa gráfica e seu entendimento como uma manifestação artística autônoma, sendo imprescindíveis os estudos de Waldomiro Vergueiro. Para apresentar as ações do governo nazista e relacionar com o cenário político nacional, optei pelo conceito de autoritarismo conforme concebido por Bobbio, entretanto, dialogando com demais autores/as que pesquisam o autoritarismo e outras formas de governos ditatoriais. A representação do holocausto, que permanece como uma questão complexa e central, foram analisadas, sobretudo, segundo as perspectivas de Andreas Huyssen e Dominick LaCapra. Um dos objetivos do trabalho é praticar o ensino do holocausto por meio da linguagem dos quadrinhos e, concomitantemente, refletir sobre a obra enquanto uma fonte histórica, uma vez que se constitui a partir do relato de um sobrevivente, assim como, concebê-la enquanto ferramenta pedagógica capaz de auxiliar no ensino de temas sensíveis.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent10843 KBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectprofhistóriapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectAutoritarismopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectNarrativa gráficapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectRepresentação do holocaustopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectTemas sensíveispt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de históriapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectCultura visual, mídias e linguagenspt_BR
Título: dc.titleMaus na sala de aula: Como refletir sobre o autoritarismo e abordar o ensino do holocausto a partir de uma narrativa gráfica históricapt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Ensino de Históriapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineDissertaçãopt_BR
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