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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Wenzel, Isadora Klein | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-02-19T21:43:55Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-02-19T21:43:55Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023 | - |
identificador: dc.identifier.other | Maus na sala de aula: Como refletir sobre o autoritarismo e abordar o ensino do holocausto a partir de uma narrativa gráfica histórica | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/742310 | - |
Resumo: dc.description.abstract | O ponto de partida da pesquisa que segue surgiu do interesse em desenvolver uma aprendizagem crítica e participativa. O golpe midiático, jurídico e parlamentar de 2016 levou a sociedade brasileira a profundas transformações e consolidou uma polarização que se mantém, ainda hoje, tensa e acirrada. Tal contexto provocou-me, como cidadã e professora, a produzir um material didático às turmas de nono ano da EMEF Carlos Drummond de Andrade (Canoas/ RS), visando refletir sobre o momento político que o país vivenciava associado aos conteúdos que seriam trabalhados: o nazifascismo e o holocausto – genocídio dos judeus europeus durante a Segunda Guerra Mundial. A fim de produzir tal conhecimento com criticidade, utilizei como base de pesquisa dos/as estudantes a história em quadrinhos Maus, de Art Spiegelman, a qual, segundo entrevistas com seu pai e por meio da linguagem de imagem-texto, narra a experiência de seus pais durante o Terceiro Reich e as superações para sobreviver às perseguições do governo e, por fim, a Auschwitz, símbolo do extermínio nazista. A produção de uma sequência didática que trouxesse o quadrinho como referencial, demandou um minucioso estudo sobre narrativa gráfica e seu entendimento como uma manifestação artística autônoma, sendo imprescindíveis os estudos de Waldomiro Vergueiro. Para apresentar as ações do governo nazista e relacionar com o cenário político nacional, optei pelo conceito de autoritarismo conforme concebido por Bobbio, entretanto, dialogando com demais autores/as que pesquisam o autoritarismo e outras formas de governos ditatoriais. A representação do holocausto, que permanece como uma questão complexa e central, foram analisadas, sobretudo, segundo as perspectivas de Andreas Huyssen e Dominick LaCapra. Um dos objetivos do trabalho é praticar o ensino do holocausto por meio da linguagem dos quadrinhos e, concomitantemente, refletir sobre a obra enquanto uma fonte histórica, uma vez que se constitui a partir do relato de um sobrevivente, assim como, concebê-la enquanto ferramenta pedagógica capaz de auxiliar no ensino de temas sensíveis. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 10843 KB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | profhistória | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Autoritarismo | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Narrativa gráfica | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Representação do holocausto | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Temas sensíveis | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de história | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Cultura visual, mídias e linguagens | pt_BR |
Título: dc.title | Maus na sala de aula: Como refletir sobre o autoritarismo e abordar o ensino do holocausto a partir de uma narrativa gráfica histórica | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Ensino de História | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Dissertação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
Arquivos associados: | ||||
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Isadora Klein Wenzel.pdf | 10.84 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/742310/2/Isadora Klein Wenzel.pdfDownload |
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