Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | SILVA, LEANDRO MARTINES MELO DA | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-02-19T21:38:32Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-02-19T21:38:32Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023 | - |
identificador: dc.identifier.other | Entre o trono e o altar: o feudalismo na península ibérica e sua ausência no livro didático de Alfredo Boulos nas aulas nos Anos Finais do Ensino Fundamental | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/742309 | - |
Resumo: dc.description.abstract | A Idade Média sempre foi um período histórico permeado de generalizações e estereótipos. O feudalismo, um tema clássico do medievo, sofre das mesmas incompreensões. Essas visões pré-concebidas estão presentes nos livros didáticos quando o assunto é feudalismo, palavras como anarquia feudal e atraso econômico são recorrentes. Além disso, o caráter generalizante do termo que usa o caso francês como exemplo único em toda a Europa Ocidental, acaba por deixar de lado outros tipos de feudalismo, como o caso dos reinos ibéricos, por exemplo. Isso me levou para a formulação do seguinte problema: de que forma proporcionar ao professor da educação básica uma abordagem sobre o feudalismo centrado nas realidades ibéricas e que, ao mesmo tempo, venha a enriquecer os conteúdos abordados nos livros didáticos? Portanto, uma das dimensões da pesquisa foi realizar uma análise crítica sobre como o feudalismo é representado no livro didático História, Sociedade e Cidadania, de Alfredo Boulos Júnior. Notou-se aqui uma visão simplificada e carregada de generalidades sobre o sistema feudal. Outra dimensão proposta foi uma abordagem sobre o feudalismo ancorada nos reinos ibéricos medievais. Para tanto, foi lançado mão da explicação do historiador Alain Guerreau, que define o sistema feudal a partir da dominação senhorial (Dominium) e da importância da Igreja (Ecclesia) como elemento estruturante de todo o sistema. Adaptados à situação ibérica, constatamos as particularidades do feudalismo espanhol e português que levou à criação de uma sequência didática para os alunos do oitavo ano do ensino fundamental, ministrada em uma escola pública de Porto Alegre, Ministro Poty Medeiros, cujo propósito foi compreender as particularidades do feudalismo na península ibérica. As atividades realizadas com os alunos estiveram centradas no projeto da Reconquista como elemento central na formação do feudalismo ibérico, a relação de domínio entre senhores e trabalhadores rurais e as diversas formas de resistência destes perante a dominação senhorial, e, por fim, demonstrar a importância da Igreja na criação do sistema feudal. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 2690 KB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | profhistória | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Idade Média | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | feudalismo | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Península Ibérica | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | livro didático | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | sequência didática | pt_BR |
Título: dc.title | Entre o trono e o altar: o feudalismo na península ibérica e sua ausência no livro didático de Alfredo Boulos nas aulas nos Anos Finais do Ensino Fundamental | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Ensino de História | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Dissertação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
LEANDRO MARTINES MELO DA SILVA.pdf | 2.69 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/742309/2/LEANDRO MARTINES MELO DA SILVA.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons