Entre o trono e o altar: o feudalismo na península ibérica e sua ausência no livro didático de Alfredo Boulos nas aulas nos Anos Finais do Ensino Fundamental

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SULpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorSILVA, LEANDRO MARTINES MELO DA-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-02-19T21:38:32Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-02-19T21:38:32Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-
identificador: dc.identifier.otherEntre o trono e o altar: o feudalismo na península ibérica e sua ausência no livro didático de Alfredo Boulos nas aulas nos Anos Finais do Ensino Fundamentalpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/742309-
Resumo: dc.description.abstractA Idade Média sempre foi um período histórico permeado de generalizações e estereótipos. O feudalismo, um tema clássico do medievo, sofre das mesmas incompreensões. Essas visões pré-concebidas estão presentes nos livros didáticos quando o assunto é feudalismo, palavras como anarquia feudal e atraso econômico são recorrentes. Além disso, o caráter generalizante do termo que usa o caso francês como exemplo único em toda a Europa Ocidental, acaba por deixar de lado outros tipos de feudalismo, como o caso dos reinos ibéricos, por exemplo. Isso me levou para a formulação do seguinte problema: de que forma proporcionar ao professor da educação básica uma abordagem sobre o feudalismo centrado nas realidades ibéricas e que, ao mesmo tempo, venha a enriquecer os conteúdos abordados nos livros didáticos? Portanto, uma das dimensões da pesquisa foi realizar uma análise crítica sobre como o feudalismo é representado no livro didático História, Sociedade e Cidadania, de Alfredo Boulos Júnior. Notou-se aqui uma visão simplificada e carregada de generalidades sobre o sistema feudal. Outra dimensão proposta foi uma abordagem sobre o feudalismo ancorada nos reinos ibéricos medievais. Para tanto, foi lançado mão da explicação do historiador Alain Guerreau, que define o sistema feudal a partir da dominação senhorial (Dominium) e da importância da Igreja (Ecclesia) como elemento estruturante de todo o sistema. Adaptados à situação ibérica, constatamos as particularidades do feudalismo espanhol e português que levou à criação de uma sequência didática para os alunos do oitavo ano do ensino fundamental, ministrada em uma escola pública de Porto Alegre, Ministro Poty Medeiros, cujo propósito foi compreender as particularidades do feudalismo na península ibérica. As atividades realizadas com os alunos estiveram centradas no projeto da Reconquista como elemento central na formação do feudalismo ibérico, a relação de domínio entre senhores e trabalhadores rurais e as diversas formas de resistência destes perante a dominação senhorial, e, por fim, demonstrar a importância da Igreja na criação do sistema feudal.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent2690 KBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectprofhistóriapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectIdade Médiapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectfeudalismopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectPenínsula Ibéricapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectlivro didáticopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectsequência didáticapt_BR
Título: dc.titleEntre o trono e o altar: o feudalismo na península ibérica e sua ausência no livro didático de Alfredo Boulos nas aulas nos Anos Finais do Ensino Fundamentalpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Ensino de Históriapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineDissertaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Textos


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons