Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal Fluminense | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Rodrigues de Souza Fausto, Ilma | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Mariani Braz, Ruth Maria | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Rodrigues Leta, Fabiana | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-02-19T16:47:17Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-02-19T16:47:17Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-01-10 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://youtu.be/ro2WyIoeKWU | - |
identificador: dc.identifier.other | Inteligência Artificial e Tecnologia Assistiva: novas perspectivas para a inclusão educacional | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/742301 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Quais são os desafios mais complexos para na educação inclusiva? Como está hoje a Inteligência artificial é acessível a todos os alunos? No desenvolvimento de uma Tecnologia assistiva se pense no estudante com deficiência estamos trabalhando dentro dessas ações de acessibilidade e nas questões éticas ou seja como a privacidade de dados, pensando na segurança na transparência, e de como como implementar a inteligência artificial na sala de aula? Então observou-se a necessidade de capacitar de formar esses educadores para trabalhar com as novas tecnologias, desmitificamos a inteligência artificial dentro de sala de aula para esse professor que tem estudantes incluídos no ensino regular. Adotamos uma tecnologia por exemplo: a Google Lins uma ferramenta gratuita quando você a coloca em sala de aula., ela vem trabalhar com essa questão da deficiência visual só que ela apoia a pessoa sem deficiência e ela apoia o professor então a gente mostra as nuances dessa linguagem dessa ferramenta em sala de aula como como perfil apoiador ela é uma Tecnologia assistiva. Ela pode fazer mais por você então a gente começa a mostrar as possibilidades e aí causa o encantamento do professor ou o professor fica tecnofílico nele ele acredita que essa tecnologia vai resolver tudo e não resolve lógico ela está lá, para apoiar o trabalho do professor em sala de aula. Para o professor poder usar as ferramentas como Office 365 para personalização quando ela faz a transcrição de vídeos quando ela coloca legendagem em qualquer em qualquer velocidade de ferramenta quando ela traz dentro do Word a prefeitura é uma leitura que que permite a pessoa com dislexia né quando ela permite uma criança com teia a fazer o entendimento com essa leitura imersiva. Ela traz para o professor também o ajuste na escrita o professor de Língua Portuguesa pode se apoiar nesta linguagem nessa ferramenta para ajudar ele a corrigir os trabalhos então a gente começa a mostrar as ferramentas e como ela pode ser aplicada dentro de uma sala mesclado então o professor começa a se aceitar a tecnologia assistiva começa a ferramenta que pode realmente trazer para ele facilidade. a rapidez que o professor fala e a Verbalização do professor é importante então hoje nós temos ferramentas é Antigamente os tradutores intérpretes de libras eles reclamavam Ou eles se apoiavam nesse critério que os avatares eles não tinham o rosto né o perfil de rosto fazendo o gesto porque o rosto quando o tio está falando o rosto verbaliza junto dentro da frase para que a pessoa surda consiga entender hoje nós temos avatares que fazem a o perfil de rosto Encontra em conjunto com a sinalização então nós já temos isso tratado dentro daí a gente apresenta essa ferramenta para o professor Então a gente tem ali o chatbots por exemplo Duolingo que traz esse perfil que é uma ferramenta para aprender línguas mas que tenha a condição de acessibilidade uma criança com teia ela trabalha dentro de uma ferramenta do olingo e ela vai até os últimos estágios porque é uma ferramenta como acessibilidade nós temos Plataformas de leitura de texto hoje o próprio PDF faz isso o próprio PowerPoint essa ferramenta que eu estou com vocês ela faz esse trabalho então as plataformas o aprendizado por máquina identificação de necessidades específicas dentro dessas ferramentas e acessibilidade de documentos digitais então se você não produz um slide com acessibilidade o leitor de tela não faz essa resposta não te dá essa resposta ou seja o que adianta você produzir a qualidade dessa superação é faz com que ele se Encante então ele a ferramenta Ela traz esse engajamento as ferramentas de ar elas promovem esse engajamento desde que o professor tem uma formação séria dentro dessa desse trabalho e aí quando ele promove a autonomia dessas pessoas com deficiências. Esses esforços eles são significativos porque o professor tira algum trabalho ou um retrabalho que ele Teria com aluno que dentro dessa sala de aula mesclada a gente segrego aluno a gente não tira o aluno com deficiência de sala de aula a gente tá falando de inclusão a gente coloca ele em sala sala é mesclado e você usa tecnologia para conduzir esse trabalho então essa abordagem ela não tem apenas sucesso nesse trabalho acadêmico ela tem a participação efetiva desses alunos Então é isso que eu gostaria de falar que ela não é só algoritmo ela é um agente. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 12:55 | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | Mp4 | pt_BR |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Acessibilidade | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Inclusão | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | pessoas com deficiências | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | ensino | pt_BR |
Título: dc.title | Inteligência Artificial e Tecnologia Assistiva: novas perspectivas para a Inclusão social | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | vídeo | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Pós graduação em Ciências, Tecnologia e Inclusão | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Tecnologia Assistiva | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Vídeos |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons