Inteligência Artificial e Tecnologia Assistiva: novas perspectivas para a Inclusão social

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal Fluminensept_BR
Autor(es): dc.contributor.authorRodrigues de Souza Fausto, Ilma-
Autor(es): dc.contributor.authorMariani Braz, Ruth Maria-
Autor(es): dc.contributor.authorRodrigues Leta, Fabiana-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-02-19T16:47:17Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-02-19T16:47:17Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-01-10-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://youtu.be/ro2WyIoeKWU-
identificador: dc.identifier.otherInteligência Artificial e Tecnologia Assistiva: novas perspectivas para a inclusão educacionalpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/742301-
Resumo: dc.description.abstractQuais são os desafios mais complexos para na educação inclusiva? Como está hoje a Inteligência artificial é acessível a todos os alunos? No desenvolvimento de uma Tecnologia assistiva se pense no estudante com deficiência estamos trabalhando dentro dessas ações de acessibilidade e nas questões éticas ou seja como a privacidade de dados, pensando na segurança na transparência, e de como como implementar a inteligência artificial na sala de aula? Então observou-se a necessidade de capacitar de formar esses educadores para trabalhar com as novas tecnologias, desmitificamos a inteligência artificial dentro de sala de aula para esse professor que tem estudantes incluídos no ensino regular. Adotamos uma tecnologia por exemplo: a Google Lins uma ferramenta gratuita quando você a coloca em sala de aula., ela vem trabalhar com essa questão da deficiência visual só que ela apoia a pessoa sem deficiência e ela apoia o professor então a gente mostra as nuances dessa linguagem dessa ferramenta em sala de aula como como perfil apoiador ela é uma Tecnologia assistiva. Ela pode fazer mais por você então a gente começa a mostrar as possibilidades e aí causa o encantamento do professor ou o professor fica tecnofílico nele ele acredita que essa tecnologia vai resolver tudo e não resolve lógico ela está lá, para apoiar o trabalho do professor em sala de aula. Para o professor poder usar as ferramentas como Office 365 para personalização quando ela faz a transcrição de vídeos quando ela coloca legendagem em qualquer em qualquer velocidade de ferramenta quando ela traz dentro do Word a prefeitura é uma leitura que que permite a pessoa com dislexia né quando ela permite uma criança com teia a fazer o entendimento com essa leitura imersiva. Ela traz para o professor também o ajuste na escrita o professor de Língua Portuguesa pode se apoiar nesta linguagem nessa ferramenta para ajudar ele a corrigir os trabalhos então a gente começa a mostrar as ferramentas e como ela pode ser aplicada dentro de uma sala mesclado então o professor começa a se aceitar a tecnologia assistiva começa a ferramenta que pode realmente trazer para ele facilidade. a rapidez que o professor fala e a Verbalização do professor é importante então hoje nós temos ferramentas é Antigamente os tradutores intérpretes de libras eles reclamavam Ou eles se apoiavam nesse critério que os avatares eles não tinham o rosto né o perfil de rosto fazendo o gesto porque o rosto quando o tio está falando o rosto verbaliza junto dentro da frase para que a pessoa surda consiga entender hoje nós temos avatares que fazem a o perfil de rosto Encontra em conjunto com a sinalização então nós já temos isso tratado dentro daí a gente apresenta essa ferramenta para o professor Então a gente tem ali o chatbots por exemplo Duolingo que traz esse perfil que é uma ferramenta para aprender línguas mas que tenha a condição de acessibilidade uma criança com teia ela trabalha dentro de uma ferramenta do olingo e ela vai até os últimos estágios porque é uma ferramenta como acessibilidade nós temos Plataformas de leitura de texto hoje o próprio PDF faz isso o próprio PowerPoint essa ferramenta que eu estou com vocês ela faz esse trabalho então as plataformas o aprendizado por máquina identificação de necessidades específicas dentro dessas ferramentas e acessibilidade de documentos digitais então se você não produz um slide com acessibilidade o leitor de tela não faz essa resposta não te dá essa resposta ou seja o que adianta você produzir a qualidade dessa superação é faz com que ele se Encante então ele a ferramenta Ela traz esse engajamento as ferramentas de ar elas promovem esse engajamento desde que o professor tem uma formação séria dentro dessa desse trabalho e aí quando ele promove a autonomia dessas pessoas com deficiências. Esses esforços eles são significativos porque o professor tira algum trabalho ou um retrabalho que ele Teria com aluno que dentro dessa sala de aula mesclada a gente segrego aluno a gente não tira o aluno com deficiência de sala de aula a gente tá falando de inclusão a gente coloca ele em sala sala é mesclado e você usa tecnologia para conduzir esse trabalho então essa abordagem ela não tem apenas sucesso nesse trabalho acadêmico ela tem a participação efetiva desses alunos Então é isso que eu gostaria de falar que ela não é só algoritmo ela é um agente.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent12:55pt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypeMp4pt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectAcessibilidadept_BR
Palavras-chave: dc.subjectInclusãopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectpessoas com deficiênciaspt_BR
Palavras-chave: dc.subjectensinopt_BR
Título: dc.titleInteligência Artificial e Tecnologia Assistiva: novas perspectivas para a Inclusão socialpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typevídeopt_BR
Curso: dc.subject.coursePós graduação em Ciências, Tecnologia e Inclusãopt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineTecnologia Assistivapt_BR
Aparece nas coleções:Vídeos

Não existem arquivos associados a este item.

Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons