Níveis tróficos no ensino fundamental: uma UEPS mediada por simulação virtual

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade de Passo Fundo-
Autor(es): dc.contributor.authorLenk, Helilciane Amorim-
Autor(es): dc.contributor.authorSilva, Juliano Tonezer da-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-02-18T21:35:01Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-02-18T21:35:01Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-12-
identificador: dc.identifier.otherNiveistroficosnoensinofundamental.pdf-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/742245-
Resumo: dc.description.abstractO presente trabalho consiste em um Produto Educacional que apresenta uma sequência didática em formato de Unidade de Ensino Potencialmente Significativa (UEPS). Esta sequência didática foi implementada em uma escola pública estadual de Rondônia, com estudantes do oitavo ano do ensino fundamental durante cinco encontros totalizando 12 aulas. O objetivo principal desta implementação foi compreender como a Teoria da Aprendizagem Significativa, associada a um produto educacional na forma de uma UEPS, pode potencializar o aprendizado dos níveis tróficos no ensino fundamental. Este estudo está vinculado à dissertação intitulada "Uso de simuladores virtuais para uma aprendizagem significativa dos níveis tróficos no ensino fundamental", de autoria de Helilciane Amorim Lenk. O produto educacional adere-se à linha de pesquisa Tecnologias de Informação, comunicação e interação aplicadas ao ensino de Ciências e Matemática, sob a orientação do Prof. Dr. Juliano Tonezer da Silva. Este produto educacional foi desenvolvido com base na Teoria da Aprendizagem Significativa de David Ausubel. Ele se configura como um material de suporte destinado aos professores de Ciências, voltado para o ensino fundamental. Aborda a temática dos Níveis tróficos, sendo de livre acesso e utilização e está disponível no portal do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática da Universidade de Passo Fundo <http://www.upf.br/ppgecm> e no site do EduCapes.-
Tamanho: dc.format.extent7.1 Mb-
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDF-
Idioma: dc.language.isopt_BR-
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil-
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/-
Palavras-chave: dc.subjectCiências (Ensino fundamental)-
Palavras-chave: dc.subjectEcologia-
Palavras-chave: dc.subjectAprendizagem significativa-
Palavras-chave: dc.subjectSimulação-
Título: dc.titleNíveis tróficos no ensino fundamental: uma UEPS mediada por simulação virtual-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Curso: dc.subject.coursePrograma de Pós Graduação em Ensino de Ciências e Matemática-
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineBiologia-
Aparece nas coleções:Livros digitais


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons