Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade de Passo Fundo | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Lenk, Helilciane Amorim | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Silva, Juliano Tonezer da | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-02-18T21:35:01Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-02-18T21:35:01Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-12 | - |
identificador: dc.identifier.other | Niveistroficosnoensinofundamental.pdf | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/742245 | - |
Resumo: dc.description.abstract | O presente trabalho consiste em um Produto Educacional que apresenta uma sequência didática em formato de Unidade de Ensino Potencialmente Significativa (UEPS). Esta sequência didática foi implementada em uma escola pública estadual de Rondônia, com estudantes do oitavo ano do ensino fundamental durante cinco encontros totalizando 12 aulas. O objetivo principal desta implementação foi compreender como a Teoria da Aprendizagem Significativa, associada a um produto educacional na forma de uma UEPS, pode potencializar o aprendizado dos níveis tróficos no ensino fundamental. Este estudo está vinculado à dissertação intitulada "Uso de simuladores virtuais para uma aprendizagem significativa dos níveis tróficos no ensino fundamental", de autoria de Helilciane Amorim Lenk. O produto educacional adere-se à linha de pesquisa Tecnologias de Informação, comunicação e interação aplicadas ao ensino de Ciências e Matemática, sob a orientação do Prof. Dr. Juliano Tonezer da Silva. Este produto educacional foi desenvolvido com base na Teoria da Aprendizagem Significativa de David Ausubel. Ele se configura como um material de suporte destinado aos professores de Ciências, voltado para o ensino fundamental. Aborda a temática dos Níveis tróficos, sendo de livre acesso e utilização e está disponível no portal do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática da Universidade de Passo Fundo <http://www.upf.br/ppgecm> e no site do EduCapes. | - |
Tamanho: dc.format.extent | 7.1 Mb | - |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | - | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | - |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ciências (Ensino fundamental) | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ecologia | - |
Palavras-chave: dc.subject | Aprendizagem significativa | - |
Palavras-chave: dc.subject | Simulação | - |
Título: dc.title | Níveis tróficos no ensino fundamental: uma UEPS mediada por simulação virtual | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Curso: dc.subject.course | Programa de Pós Graduação em Ensino de Ciências e Matemática | - |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Biologia | - |
Aparece nas coleções: | Livros digitais |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
Niveistroficosnoensinofundamental.pdf | Niveistroficosnoensinofundamental.pdf | 7.27 MB | /bitstream/capes/742245/2/Niveistroficosnoensinofundamental.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons