CURSO A DISTÂNCIA: TECNOLOGIAS DIGITAIS PARA EDUCAÇÃO INFANTIL

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade Alto Vale do Rio do Peixe - Uniarppt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorFragoso, Clara Karolinne de Araujo Virginio-
Autor(es): dc.contributor.authorSilva, Madalena Pereira da-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-02-17T21:35:06Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-02-17T21:35:06Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-12-15-
identificador: dc.identifier.otherTDIC-Educação-Infantilpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/742240-
Resumo: dc.description.abstractEste produto educacional é resultado da Dissertação, de autoria de Clara Karolinne de Araujo Virginio Fragôso, intitulada:“Tecnologias Digitais na Educação Infantil: elaboração de um Curso a Distância para Formação de Professores”, orientada pela Professora Dra. Madalena Pereira da Silva. O estudo é vinculado à Linha de Pesquisa Cultura, Ensino, Saúde e Formação Docente, do Programa de Mestrado Profissional em Educação Básica, da Universidade Alto Vale do Rio do Peixe (UNIARP). A pesquisa levantou demandas formativas de 21 professores em dois Núcleos de Educação Infantil da rede municipal de Porto União, em Santa Catarina. Além disso, a investigação bibliográfica analisou 17 Teses e Dissertações indexadas ao Catálogo da Capes relativas ao uso das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) no contexto da Educação Infantil, bem como utilizou-se da base epistemológica de autores como: Kenski (2009, 2019); Filatro (2004); Lévy (2010); Santaella (1996); Pischetola (2016); Morin (2001, 2015); Silva (1999); Moraes (2007); Nóvoa (2022); Perrenoud (2001) e Mishra e Koehler (2006). O processo de elaboração do Produto Educacional seguiu o modelo ADDIE de Desing Instrucional, respeitando as etapas de análise, design, desenvolvimento, implementação e avaliação. Importando também as contribuições do modelo TPACK para tecer conexões entre a tecnologia, a pedagogia e o conteúdo. O Curso a Distância tem o principal propósito de contribuir para a Cultura Digital de professores da Educação Infantil, dando lhes autonomia para utilizar recursos digitais que promovam também a inclusão digital de seus estudantes. Tendo em vista, inclusive, o mundo complexo, marcado por transformações, o qual nos desafia a pensar em uma educação planetária e transdisciplinar para uso das tecnologias de forma crítica e reflexiva.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent6,77 MBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypepdfpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectTecnologias Digitaispt_BR
Palavras-chave: dc.subjectFormação de Professorespt_BR
Palavras-chave: dc.subjectCultura Digitalpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectDesign Instrucionalpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEducação Infantilpt_BR
Título: dc.titleCURSO A DISTÂNCIA: TECNOLOGIAS DIGITAIS PARA EDUCAÇÃO INFANTILpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typecursopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissioanal em Educação Básicapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineDissertaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Ferramentas


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons