Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Alto Vale do Rio do Peixe - Uniarp | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Fragoso, Clara Karolinne de Araujo Virginio | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Silva, Madalena Pereira da | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-02-17T21:35:06Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-02-17T21:35:06Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-12-15 | - |
identificador: dc.identifier.other | TDIC-Educação-Infantil | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/742240 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Este produto educacional é resultado da Dissertação, de autoria de Clara Karolinne de Araujo Virginio Fragôso, intitulada:“Tecnologias Digitais na Educação Infantil: elaboração de um Curso a Distância para Formação de Professores”, orientada pela Professora Dra. Madalena Pereira da Silva. O estudo é vinculado à Linha de Pesquisa Cultura, Ensino, Saúde e Formação Docente, do Programa de Mestrado Profissional em Educação Básica, da Universidade Alto Vale do Rio do Peixe (UNIARP). A pesquisa levantou demandas formativas de 21 professores em dois Núcleos de Educação Infantil da rede municipal de Porto União, em Santa Catarina. Além disso, a investigação bibliográfica analisou 17 Teses e Dissertações indexadas ao Catálogo da Capes relativas ao uso das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) no contexto da Educação Infantil, bem como utilizou-se da base epistemológica de autores como: Kenski (2009, 2019); Filatro (2004); Lévy (2010); Santaella (1996); Pischetola (2016); Morin (2001, 2015); Silva (1999); Moraes (2007); Nóvoa (2022); Perrenoud (2001) e Mishra e Koehler (2006). O processo de elaboração do Produto Educacional seguiu o modelo ADDIE de Desing Instrucional, respeitando as etapas de análise, design, desenvolvimento, implementação e avaliação. Importando também as contribuições do modelo TPACK para tecer conexões entre a tecnologia, a pedagogia e o conteúdo. O Curso a Distância tem o principal propósito de contribuir para a Cultura Digital de professores da Educação Infantil, dando lhes autonomia para utilizar recursos digitais que promovam também a inclusão digital de seus estudantes. Tendo em vista, inclusive, o mundo complexo, marcado por transformações, o qual nos desafia a pensar em uma educação planetária e transdisciplinar para uso das tecnologias de forma crítica e reflexiva. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 6,77 MB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Tecnologias Digitais | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Formação de Professores | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Cultura Digital | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Design Instrucional | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Educação Infantil | pt_BR |
Título: dc.title | CURSO A DISTÂNCIA: TECNOLOGIAS DIGITAIS PARA EDUCAÇÃO INFANTIL | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | curso | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissioanal em Educação Básica | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Dissertação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Ferramentas |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
TDIC-Educação-Infantil.pdf | 6,94 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/742240/2/TDIC-Educação-Infantil.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons