Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal de Uberlândia | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Villela, Ana Paula Moreira | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Santos, Adevailton Bernardo | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-02-15T11:03:39Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-02-15T11:03:39Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-07 | - |
identificador: dc.identifier.other | Produto educacional - Ana Paula Moreira Villela | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/742179 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Este produto é fruto da dissertação POSSIBILIDADES DA ABORDAGEM CTSA NA PRÁTICA DOCENTE: ESTUDO DA CRISE HÍDRICA POR MEIO DO SMARTPHONE que foi desenvolvido no Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática (PPGECM), sob orientação do prof. Dr. Adevailton Bernardo dos Santos e defendida em julho de 2023. Uma sequência didática (SD) sobre a abordagem CTSA, em que os professores podem utilizar para tornar suas aulas contextualizadas com habilidades e valores que o tornaram um cidadão crítico e responsável. O objetivo do produto foi propor sugestões com caminhos para os professores aplicarem de maneira simples e didática em sala de aula para estudantes do ensino médio. A sequência didática “Crise Hídrica: Como podemos contribuir para a solução desse problema?” foi dividida em quatro etapas, sendo elas: Etapa 1 - introduzir o tema social; Etapa 2 - analisar a tecnologia relacionada ao problema; Etapa 3 - analisar o conteúdo relacionado ao tema e Etapa 4 - a discussão social sobre o problema. Cada etapa tem um quantitativo de aulas, sendo cada uma delas com 50 minutos, contando com atividades com leitura e vídeos de reportagens, experimentos virtuais, criação de jogos, júri simulado, debates e exercícios sobre os conteúdos relacionados ao tema. Ao final da SD temos a sugestão de fazer uma Mostra científica do trabalho desenvolvido pelos estudantes. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 11822 | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | sequência didática | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | CTSA | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | crise hídrica | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | ensino de ciências | pt_BR |
Título: dc.title | Crise Hídrica: Como podemos contribuir para a solução? | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Dissertação de mestrado profissional | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Livros digitais |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
Produto educacional - Ana Paula Moreira Villela.pdf | Produto educacional - Ana Paula Moreira Villela | 11,82 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/742179/2/Produto educacional - Ana Paula Moreira Villela.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons