Crise Hídrica: Como podemos contribuir para a solução?

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorVillela, Ana Paula Moreira-
Autor(es): dc.contributor.authorSantos, Adevailton Bernardo-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-02-15T11:03:39Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-02-15T11:03:39Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-07-
identificador: dc.identifier.otherProduto educacional - Ana Paula Moreira Villelapt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/742179-
Resumo: dc.description.abstractEste produto é fruto da dissertação POSSIBILIDADES DA ABORDAGEM CTSA NA PRÁTICA DOCENTE: ESTUDO DA CRISE HÍDRICA POR MEIO DO SMARTPHONE que foi desenvolvido no Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática (PPGECM), sob orientação do prof. Dr. Adevailton Bernardo dos Santos e defendida em julho de 2023. Uma sequência didática (SD) sobre a abordagem CTSA, em que os professores podem utilizar para tornar suas aulas contextualizadas com habilidades e valores que o tornaram um cidadão crítico e responsável. O objetivo do produto foi propor sugestões com caminhos para os professores aplicarem de maneira simples e didática em sala de aula para estudantes do ensino médio. A sequência didática “Crise Hídrica: Como podemos contribuir para a solução desse problema?” foi dividida em quatro etapas, sendo elas: Etapa 1 - introduzir o tema social; Etapa 2 - analisar a tecnologia relacionada ao problema; Etapa 3 - analisar o conteúdo relacionado ao tema e Etapa 4 - a discussão social sobre o problema. Cada etapa tem um quantitativo de aulas, sendo cada uma delas com 50 minutos, contando com atividades com leitura e vídeos de reportagens, experimentos virtuais, criação de jogos, júri simulado, debates e exercícios sobre os conteúdos relacionados ao tema. Ao final da SD temos a sugestão de fazer uma Mostra científica do trabalho desenvolvido pelos estudantes.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent11822pt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectsequência didáticapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectCTSApt_BR
Palavras-chave: dc.subjectcrise hídricapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectensino de ciênciaspt_BR
Título: dc.titleCrise Hídrica: Como podemos contribuir para a solução?pt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.coursePrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemáticapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineDissertação de mestrado profissionalpt_BR
Aparece nas coleções:Livros digitais


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons