Construção do Raciocínio Estatístico no Ensino Fundamental por meio de Vivências com Investigação

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade de Passo Fundopt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorCosta, Lucimelc Alves-
Autor(es): dc.contributor.authorPasqualotti, Adriano-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-02-14T18:01:41Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-02-14T18:01:41Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-06-01-
identificador: dc.identifier.otherPPGECM_Produto_Educacional_Lucimelc_Alves_Costapt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/742160-
Resumo: dc.description.abstractEste livro paradidático representa o produto educacional que acompanha a dissertação de mestrado intitulada “Vivências com investigação para a construção do raciocínio estatístico no Ensino Fundamental”, da autora Lucimelc Alves Costa, sob a orientação do professor e autor Dr. Adriano Pasqualotti. O estudo faz parte da linha de pesquisa de Tecnologia da informação, comunicação e interação aplicadas ao ensino de Ciências e Matemática, do Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática, da Universidade de Passo Fundo/RS. O material foi desenvolvido numa perspectiva de Sequência Didática, utilizando o ensino por investigação como ferramenta para estimular os alunos a pensarem e a construírem situações problemas quanto ao raciocínio estatístico. A presença da Estatística em nossa vida já é evidente, visto que estamos sendo bombardeados de informações em forma de dados a todo momento; e sabermos como lidar com esses dados divulgados é de grande importância já nos primeiros anos de escolaridade. O estudo da Estatística é necessário para que os cidadãos estejam integrados de forma completa em todos os âmbitos da sociedade. A proposta do livro "Luc e Mel de olho nos dados", é apresentar uma história com duas crianças estudantes, que resolvem fazer uma pesquisa sobre os casos de dengue em sua escola, perfazendo todo o ciclo investigativo da pesquisa. A obra apresenta também uma proposta de atividades lúdicas com construção de tabelas e gráficos, que são desenvolvidas pela professora, personagem da história. Contudo, é oportuno dizer que o trabalho com o livro paradidático fornece subsídios para implementação de novas práticas pedagógicas, em que o aluno se envolve num processo de investigação, desde a elaboração de um problema de pesquisa até a conclusão da investigação, perfazendo todo o ciclo investigativo de uma pesquisa estatística, contribuindo assim na formação do pensamento científico da criança. O presente produto foi desenvolvido para ser aplicado em uma turma de 3º ano do Ensino Fundamental, porém o professor precisa levar em consideração a realidade da sua turma para melhor adequá-lo. Também poderá ser aplicado em turmas de 4º e 5º anos, podendo o professor reestruturá-lo da melhor forma. A proposta da sequência didática é apenas sugestão de aplicabilidade.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent19,9MBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectEnsino investigativopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectRaciocínio estatísticopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectJogospt_BR
Palavras-chave: dc.subjectAnos iniciaispt_BR
Palavras-chave: dc.subjectVygotskypt_BR
Título: dc.titleConstrução do Raciocínio Estatístico no Ensino Fundamental por meio de Vivências com Investigaçãopt_BR
Tipo de arquivo: dc.typelivro digitalpt_BR
Curso: dc.subject.coursePrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemáticapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineOrientação de Dissertação IVpt_BR
Aparece nas coleções:Livros digitais


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons