Guia didático de Química

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorVieira, Lucas Miranda-
Autor(es): dc.contributor.authorSilveira, Helder Eterno-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-02-14T13:20:12Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-02-14T13:20:12Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-12-
identificador: dc.identifier.otherProduto educacional - Lucas Miranda Vieirapt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/742158-
Resumo: dc.description.abstractA proposta deste guia, que é o produto educacional da dissertação “A Química escolar, via ensino remoto: limites e potencialidades do trabalho docente”, defendida em dezembro de 2023, no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática, sob orientação do Prof. Dr. Helder Eterno da Silveira é apresentar aos docentes de Química o conteúdo disponível em plataformas conhecidas com a finalidade de causar nos estudantes interesse e maior entendimento na disciplina de Química, que por vez se apresenta de forma tão abstrata. O uso de celulares em aula após a pandemia, normalizou-se. Se antes usávamos para lecionar, respeitando o isolamento, agora o desafio é repensar como tornar esta ferramenta presente dentro das salas, em uma aliada do dia a dia no processo de ensino e aprendizagem em Química. Neste sentido, é proposto aos docentes da educação básica, no qual a Química se faz presente em todas as séries do ensino médio, um levantamento introdutório de vídeos e simulações para o desenvolvimento dos conteúdos, auxiliando na compreensão dos níveis atômicos e moleculares. Por meio das plataformas selecionadas, podemos articular os temas estruturadores do ensino de Química propostos nos Parâmetros Curriculares Nacionais. As plataformas selecionadas no produto educacional são o Youtube, o Phet e a Periodic Table Explorer para o auxílio do trabalho docente, atendendo algumas habilidades da Base Nacional Comum Curricular.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent1549pt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectensino de Químicapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectplataformas digitaispt_BR
Palavras-chave: dc.subjecttemas estruturadorespt_BR
Palavras-chave: dc.subjectvídeospt_BR
Título: dc.titleGuia didático de Químicapt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.coursePrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemáticapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineDissertação de mestrado profissionalpt_BR
Aparece nas coleções:Livros digitais


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons