Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal de Uberlândia | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Vieira, Lucas Miranda | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Silveira, Helder Eterno | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-02-14T13:20:12Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-02-14T13:20:12Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-12 | - |
identificador: dc.identifier.other | Produto educacional - Lucas Miranda Vieira | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/742158 | - |
Resumo: dc.description.abstract | A proposta deste guia, que é o produto educacional da dissertação “A Química escolar, via ensino remoto: limites e potencialidades do trabalho docente”, defendida em dezembro de 2023, no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática, sob orientação do Prof. Dr. Helder Eterno da Silveira é apresentar aos docentes de Química o conteúdo disponível em plataformas conhecidas com a finalidade de causar nos estudantes interesse e maior entendimento na disciplina de Química, que por vez se apresenta de forma tão abstrata. O uso de celulares em aula após a pandemia, normalizou-se. Se antes usávamos para lecionar, respeitando o isolamento, agora o desafio é repensar como tornar esta ferramenta presente dentro das salas, em uma aliada do dia a dia no processo de ensino e aprendizagem em Química. Neste sentido, é proposto aos docentes da educação básica, no qual a Química se faz presente em todas as séries do ensino médio, um levantamento introdutório de vídeos e simulações para o desenvolvimento dos conteúdos, auxiliando na compreensão dos níveis atômicos e moleculares. Por meio das plataformas selecionadas, podemos articular os temas estruturadores do ensino de Química propostos nos Parâmetros Curriculares Nacionais. As plataformas selecionadas no produto educacional são o Youtube, o Phet e a Periodic Table Explorer para o auxílio do trabalho docente, atendendo algumas habilidades da Base Nacional Comum Curricular. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 1549 | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | ensino de Química | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | plataformas digitais | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | temas estruturadores | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | vídeos | pt_BR |
Título: dc.title | Guia didático de Química | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Dissertação de mestrado profissional | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Livros digitais |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
Produto educacional - Lucas Miranda Vieira.pdf | Produto educacional - Lucas Miranda Vieira | 1,55 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/742158/2/Produto educacional - Lucas Miranda Vieira.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons