Investiga: letramento estatístico crítico

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorSousa, Igor Gabriel Santos-
Autor(es): dc.contributor.authorSouza, Leandro de Oliveira-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-02-14T16:29:23Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-02-14T16:29:23Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-11-
identificador: dc.identifier.otherProduto educacional - Igor Gabriel Santos de Sousapt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/742128-
Resumo: dc.description.abstractEste e-book é um material de apoio elaborado a partir de uma pesquisa em nível de mestrado no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática - PPGECM da Universidade Federal de Uberlândia - UFU. O material visa proporcionar formação continuada a profissionais qualificados para o exercício da prática profissional transformadora de procedimentos no ensino das Ciências ou da Educação Matemática. Principalmente daqueles que buscam se debruçar sobre demandas sociais, organizacionais e profissionais. Intitulada “Letramento estatístico crítico: propostas pedagógicas a partir de dados veiculados nas mídias sociais”, a pesquisa teve como objetivo compreender como propostas pedagógicas, elaboradas por meio de dados veiculados nas mídias sociais, poderiam auxiliar no desenvolvimento do letramento estatístico crítico. Realizamos um estudo com base na perspectiva teórica de letramento estatístico crítico, essa perspectiva aponta que o estudante deve desenvolver, por meio leitura e da escrita, uma reflexão acerca de assuntos presentes na sociedade com o uso da estatística. Adiante, o estudante estará mais preparado para tomadas de decisões para enfrentar injustiças sociais e desigualdades que permeiam suas vidas e pode ser estudada com base em dados estatísticos. Foram elaboradas duas propostas pedagógicas e desenvolvidas com doze estudantes do terceiro ano do ensino médio de uma instituição pública na qual eu lecionava, de modo extra aula, no ano de 2022. É importante preparar os estudantes para que não somente compreendam o que os dados dizem, mas que realizem uma reflexão crítica. Uma reflexão que os ajudem atuar sobre essas situações, de modo a auxiliá-los em suas tomadas de decisões e seu preparo como cidadão. O e-book está dividido em cinco seções. Esperamos que este material possa auxiliar professores, pesquisadores e leitores acerca da temática de letramento estatístico crítico na implementação em sala de aula de propostas pedagógicas que envolvam os alunos na construção de conhecimentos.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent99614pt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectletramento estatístico críticopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectpensamento críticopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectinvestigaçãopt_BR
Palavras-chave: dc.subjecteducação matemáticapt_BR
Título: dc.titleInvestiga: letramento estatístico críticopt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.coursePrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemáticapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineDissertação de mestrado profissionalpt_BR
Aparece nas coleções:Livros digitais


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons