Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal de Uberlândia | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Sousa, Igor Gabriel Santos | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Souza, Leandro de Oliveira | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-02-14T16:29:23Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-02-14T16:29:23Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-11 | - |
identificador: dc.identifier.other | Produto educacional - Igor Gabriel Santos de Sousa | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/742128 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Este e-book é um material de apoio elaborado a partir de uma pesquisa em nível de mestrado no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática - PPGECM da Universidade Federal de Uberlândia - UFU. O material visa proporcionar formação continuada a profissionais qualificados para o exercício da prática profissional transformadora de procedimentos no ensino das Ciências ou da Educação Matemática. Principalmente daqueles que buscam se debruçar sobre demandas sociais, organizacionais e profissionais. Intitulada “Letramento estatístico crítico: propostas pedagógicas a partir de dados veiculados nas mídias sociais”, a pesquisa teve como objetivo compreender como propostas pedagógicas, elaboradas por meio de dados veiculados nas mídias sociais, poderiam auxiliar no desenvolvimento do letramento estatístico crítico. Realizamos um estudo com base na perspectiva teórica de letramento estatístico crítico, essa perspectiva aponta que o estudante deve desenvolver, por meio leitura e da escrita, uma reflexão acerca de assuntos presentes na sociedade com o uso da estatística. Adiante, o estudante estará mais preparado para tomadas de decisões para enfrentar injustiças sociais e desigualdades que permeiam suas vidas e pode ser estudada com base em dados estatísticos. Foram elaboradas duas propostas pedagógicas e desenvolvidas com doze estudantes do terceiro ano do ensino médio de uma instituição pública na qual eu lecionava, de modo extra aula, no ano de 2022. É importante preparar os estudantes para que não somente compreendam o que os dados dizem, mas que realizem uma reflexão crítica. Uma reflexão que os ajudem atuar sobre essas situações, de modo a auxiliá-los em suas tomadas de decisões e seu preparo como cidadão. O e-book está dividido em cinco seções. Esperamos que este material possa auxiliar professores, pesquisadores e leitores acerca da temática de letramento estatístico crítico na implementação em sala de aula de propostas pedagógicas que envolvam os alunos na construção de conhecimentos. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 99614 | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | letramento estatístico crítico | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | pensamento crítico | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | investigação | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | educação matemática | pt_BR |
Título: dc.title | Investiga: letramento estatístico crítico | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Dissertação de mestrado profissional | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Livros digitais |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
Produto educacional - Igor Gabriel Santos de Sousa.pdf | Produto educacional - Igor Gabriel Santos de Sousa | 99.61 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/742128/2/Produto educacional - Igor Gabriel Santos de Sousa.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons