
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor.author | Ibiapina, Wilter Freitas | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-02-08T18:47:21Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-02-08T18:47:21Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/742099 | - |
| Resumo: dc.description.abstract | O presente e-book, intitulado “Explorando os Caminhos da Docência em Matemática: Relatos de Experiências do PIBID em Picos – Piauí”, revela as vivências e descobertas de futuros professores participantes do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) na cidade de Picos, Piauí. Os relatos de experiência foram escritos pelos monitores, bolsistas do Pibid, sob a orientação dos professores supervisores Elkyane Maria Luz, Fábio dos Santos Carvalho e Maria das Graças Rodrigues; e do coordenador da área Matemática da Universidade Federal do Piauí (UFPI) em Picos, Wilter Freitas Ibiapina. Os autores narram como as experiências foram desenvolvidas, quais os objetivos e resultados alcançados, além das reflexões que foram feitas a partir dessas experiências. Estes relatos foram apresentados no VII Encontro de Iniciação à Docência (ENID) que aconteceu no âmbito dos V Seminários Integrados da UFPI, no período de 20 a 24 de novembro de 2023. Este e-book é uma coletânea de relatos de experiências, organizados em dez capítulos. Eles abordam uma variedade de temas relacionados à Educação Matemática, como: A utilização de jogos e atividades lúdicas para o ensino de matemática. A matemática como ferramenta de transformação social. A importância do docente no processo de aprendizagem. A importância do Pibid para os licenciandos em matemática e para as escolas acompanhadas pelo programa. Este e-book é destinado a professores de matemática, alunos de licenciatura em matemática e interessados em educação matemática. Os relatos de experiência, aqui apresentados, oferecem ideias e sugestões que podem ser utilizadas por professores e alunos de matemática. | pt_BR |
| Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
| Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
| Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
| Título: dc.title | Explorando os caminhos da docência em matemática : relatos de experiências do PIBID em Picos – Piauí | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Livros digitais | |
| Arquivos associados: | ||||
|---|---|---|---|---|
| LIVRO PIBID PI.pdf | 4,42 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/742099/2/LIVRO PIBID PI.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons