
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor.author | REDIG, ANNIE GOMES | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-02-09T07:29:58Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-02-09T07:29:58Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-02-09 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/742086 | - |
| Resumo: dc.description.abstract | Foi com muita alegria que recebi o convite para elaboração do prefácio de um material tão relevante para a área da Educação Especial em uma perspectiva inclusiva, em consonância com a oportunidade de acompanhar a trajetória acadêmica da autora e amiga Annie Gomes Redig nessa temática. Construir uma sociedade inclusiva demanda diferentes ações para que a diversidade humana seja acolhida, ouvida e respeitada sem a necessidade de ser homogeneizada. Este trabalho é uma contribuição para pensarmos a inclusão daqueles que apresentam uma deficiência intelectual e/ou transtorno do espectro autista (TEA). Tendo em vista que a transição para a vida adulta é uma fase crítica para qualquer pessoa, a autora consegue trazer para o leitor, a partir de seus estudos dos últimos anos, um protocolo inicial para que possamos planejar o acesso a uma vida independente dos jovens e adultos com deficiência intelectual e/ou TEA. Ao longo do material você estará convidado a vislumbrar um trabalho personalizado que possibilite escolhas e ações específicas para o futuro desse alunado. Partindo do princípio de que em uma sociedade inclusiva é aquela que se modifica para dar acesso a diversidade e da real necessidade de um sistema de apoio para esse público ter acesso as suas escolhas e realizações, neste material encontra-se um protocolo inicial de como podemos estruturar este suporte. Para isso, a autora apresenta o Plano Individualizado de Transição – PIT, a partir de conceitos relevantes sobre a estratégia, assim como, com uma proposição da prática do mesmo com jovens e adultos com deficiência intelectual e/ou TEA. | pt_BR |
| Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Educação especial | pt_BR |
| Título: dc.title | Documento norteador para implementação do Plano Individualizado de Transição - PIT: primeiros passos (Atena Editora) | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Livros digitais | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: