A SOCIOLOGIA DO CORPO NO ENSINO MÉDIO: ESTUDO DA AUTOPERCEPÇÃO DA IMAGEM CORPORAL DE ESTUDANTES MARAJOARAS DA AMAZÔNIA BRASILEIRA

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorFundação Joaquim Nabucopt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorCosta, Darlan Gardunho-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-02-08T17:49:22Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-02-08T17:49:22Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-02-08-
identificador: dc.identifier.otherTCC_Darlan_Gardunho_Costa_Intervenção_Pedagógicapt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/742074-
Resumo: dc.description.abstractEste TCC descreve uma intervenção pedagógica do tipo sequência didática realizada na Escola Estadual de Ensino Médio Professor Ademar Nunes Vasconcelos, localizada na Amazônia brasileira, no município de Salvaterra, Ilha de Marajó, Pará, com o objetivo de analisar a autopercepção da imagem corporal de estudantes marajoaras. O ponto de partida deste estudo foi conhecer os principais indicadores sociais da Pesquisa Nacional de Saúde do Escolar (PeNSE) de 2019, que dispõe informações quanto aos fatores de riscos e proteção à saúde dos adolescentes escolares e identifica questões prioritárias para o desenvolvimento e execução de políticas públicas direcionadas à saúde dos adolescentes. A pesquisa realizou-se entre os meses de agosto a dezembro de 2022, com a participação de 19 alunos do 2o ano do ensino médio. A metodologia utilizada na pesquisa foi qualiquantitativa, com pesquisa bibliográfica, coleta de dados por meio de questionários com alunos (as), professores (as), coordenadores (as) pedagógicos e desenvolvimento de uma intervenção pedagógica do tipo sequência didática. Os resultados apontam que a discussão acerca do corpo e corporeidade humana são vistas pelos estudantes como caminhos para refletir sobre questões sociais, culturais e simbólicas que tecem sua vida cotidiana. A contribuição deste trabalho para o ensino de Sociologia possibilitará a experiência do corpo em ação (Sociologia do Corpo), fazendo desse ramo da Sociologia um instrumento didático-pedagógico para perguntas e reflexões.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent4.1 KBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectEnsino Médiopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectImagem Corporalpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectPeNSEpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectSociologia do Corpopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectMarajópt_BR
Título: dc.titleA SOCIOLOGIA DO CORPO NO ENSINO MÉDIO: ESTUDO DA AUTOPERCEPÇÃO DA IMAGEM CORPORAL DE ESTUDANTES MARAJOARAS DA AMAZÔNIA BRASILEIRApt_BR
Tipo de arquivo: dc.typeapresentaçãopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional de Sociologia em Rede Nacionalpt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineSociologiapt_BR
Vinculação:: dc.uab.SNuabpt_BR
Aparece nas coleções:Materiais PROFSOCIO


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons