Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Fundação Joaquim Nabuco | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Costa, Darlan Gardunho | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-02-08T17:49:22Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-02-08T17:49:22Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-02-08 | - |
identificador: dc.identifier.other | TCC_Darlan_Gardunho_Costa_Intervenção_Pedagógica | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/742074 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Este TCC descreve uma intervenção pedagógica do tipo sequência didática realizada na Escola Estadual de Ensino Médio Professor Ademar Nunes Vasconcelos, localizada na Amazônia brasileira, no município de Salvaterra, Ilha de Marajó, Pará, com o objetivo de analisar a autopercepção da imagem corporal de estudantes marajoaras. O ponto de partida deste estudo foi conhecer os principais indicadores sociais da Pesquisa Nacional de Saúde do Escolar (PeNSE) de 2019, que dispõe informações quanto aos fatores de riscos e proteção à saúde dos adolescentes escolares e identifica questões prioritárias para o desenvolvimento e execução de políticas públicas direcionadas à saúde dos adolescentes. A pesquisa realizou-se entre os meses de agosto a dezembro de 2022, com a participação de 19 alunos do 2o ano do ensino médio. A metodologia utilizada na pesquisa foi qualiquantitativa, com pesquisa bibliográfica, coleta de dados por meio de questionários com alunos (as), professores (as), coordenadores (as) pedagógicos e desenvolvimento de uma intervenção pedagógica do tipo sequência didática. Os resultados apontam que a discussão acerca do corpo e corporeidade humana são vistas pelos estudantes como caminhos para refletir sobre questões sociais, culturais e simbólicas que tecem sua vida cotidiana. A contribuição deste trabalho para o ensino de Sociologia possibilitará a experiência do corpo em ação (Sociologia do Corpo), fazendo desse ramo da Sociologia um instrumento didático-pedagógico para perguntas e reflexões. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 4.1 KB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino Médio | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Imagem Corporal | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | PeNSE | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Sociologia do Corpo | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Marajó | pt_BR |
Título: dc.title | A SOCIOLOGIA DO CORPO NO ENSINO MÉDIO: ESTUDO DA AUTOPERCEPÇÃO DA IMAGEM CORPORAL DE ESTUDANTES MARAJOARAS DA AMAZÔNIA BRASILEIRA | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | apresentação | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional de Sociologia em Rede Nacional | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Sociologia | pt_BR |
Vinculação:: dc.uab.SN | uab | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Materiais PROFSOCIO |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
DARLAN GARDUNHO COSTA - TCC OFICIAL (2).pdf | 4,11 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/742074/2/DARLAN GARDUNHO COSTA - TCC OFICIAL (2).pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons