Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Editora MultiAtual | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Tavares, Paulo Roberto | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-02-07T17:59:24Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-02-07T17:59:24Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-02-07 | - |
identificador: dc.identifier.other | O Uso de Metodologias Ativas no Enfrentamento da Violência Na E Contra a Escola | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/742047 | - |
Resumo: dc.description.abstract | O presente estudo aborda o uso de metodologias ativas no enfrentamento da violência na e contra a escola. Desta forma, a questão geradora de pesquisa é a seguinte: como o uso de métodos e técnicas de metodologias ativas podem contribuir como ferramentas de enfrentamento frente a onda de atentados violentos contra as escolas brasileiras? O objetivo geral consiste em investigar e analisar como as técnicas e métodos de metodologias ativas podem contribuir para o enfrentamento da violência letal contra ambientes educacionais, com foco nos atentados às escolas. Nesse sentido, o trabalho busca refletir propostas pedagógicas baseadas em metodologias ativas de ensino e aprendizagem voltadas a trabalhar em sala de aula temas relacionados à violência escolar, saúde mental e direitos humanos. Além disso, propõe a construção de espaços virtuais socioeducativos e de comunicação, com dinâmicas informativas de debates e discussões, nos quais os alunos atuem como produtores de conhecimento, além de denunciarem anonimamente grupos e fóruns de cultura de ódio. O objetivo específico consiste em levantar e analisar o Estado do Conhecimento na literatura nacional e internacional sobre o tema da violência na e contra as escolas. Sob o prisma metodológico, optou-se por um estudo bibliográfico e documental, de abordagem qualitativa, podendo ser classificado em seu objetivo como exploratório, combinando elementos teóricos e documentais. Como resultado, a pesquisa evidenciou que as metodologias ativas comprovaram sua capacidade e efetividade em promover um espaço de ação reflexiva, diálogo, escuta e debates, elementos fundamentais para o enfrentamento da violência letal na escola. Concluiu-se que mesmo a escola sendo um espaço privilegiado de interação e sociabilidade entre os indivíduos, como expressão da sociedade, ela também constitui o lugar da reprodução de violências sociais, sendo cada vez mais urgente refletir estratégias pedagógicas de enfrentamento à violência escolar. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 1551 | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Educação | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Violência | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Escolas | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Tecnologias | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Metodologias Ativas | pt_BR |
Título: dc.title | O Uso de Metodologias Ativas no Enfrentamento da Violência Na E Contra a Escola | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Grupo MultiAtual Educacional | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Livros digitais |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons