O Uso de Metodologias Ativas no Enfrentamento da Violência Na E Contra a Escola

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorEditora MultiAtualpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorTavares, Paulo Roberto-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-02-07T17:59:24Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-02-07T17:59:24Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-02-07-
identificador: dc.identifier.otherO Uso de Metodologias Ativas no Enfrentamento da Violência Na E Contra a Escolapt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/742047-
Resumo: dc.description.abstractO presente estudo aborda o uso de metodologias ativas no enfrentamento da violência na e contra a escola. Desta forma, a questão geradora de pesquisa é a seguinte: como o uso de métodos e técnicas de metodologias ativas podem contribuir como ferramentas de enfrentamento frente a onda de atentados violentos contra as escolas brasileiras? O objetivo geral consiste em investigar e analisar como as técnicas e métodos de metodologias ativas podem contribuir para o enfrentamento da violência letal contra ambientes educacionais, com foco nos atentados às escolas. Nesse sentido, o trabalho busca refletir propostas pedagógicas baseadas em metodologias ativas de ensino e aprendizagem voltadas a trabalhar em sala de aula temas relacionados à violência escolar, saúde mental e direitos humanos. Além disso, propõe a construção de espaços virtuais socioeducativos e de comunicação, com dinâmicas informativas de debates e discussões, nos quais os alunos atuem como produtores de conhecimento, além de denunciarem anonimamente grupos e fóruns de cultura de ódio. O objetivo específico consiste em levantar e analisar o Estado do Conhecimento na literatura nacional e internacional sobre o tema da violência na e contra as escolas. Sob o prisma metodológico, optou-se por um estudo bibliográfico e documental, de abordagem qualitativa, podendo ser classificado em seu objetivo como exploratório, combinando elementos teóricos e documentais. Como resultado, a pesquisa evidenciou que as metodologias ativas comprovaram sua capacidade e efetividade em promover um espaço de ação reflexiva, diálogo, escuta e debates, elementos fundamentais para o enfrentamento da violência letal na escola. Concluiu-se que mesmo a escola sendo um espaço privilegiado de interação e sociabilidade entre os indivíduos, como expressão da sociedade, ela também constitui o lugar da reprodução de violências sociais, sendo cada vez mais urgente refletir estratégias pedagógicas de enfrentamento à violência escolar.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent1551pt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypepdfpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectEducaçãopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectViolênciapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEscolaspt_BR
Palavras-chave: dc.subjectTecnologiaspt_BR
Palavras-chave: dc.subjectMetodologias Ativaspt_BR
Título: dc.titleO Uso de Metodologias Ativas no Enfrentamento da Violência Na E Contra a Escolapt_BR
Tipo de arquivo: dc.typelivro digitalpt_BR
Curso: dc.subject.courseGrupo MultiAtual Educacionalpt_BR
Aparece nas coleções:Livros digitais


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons