Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Editora MultiAtual | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Marques, Márcia Siqueira Costa | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-02-05T12:44:46Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-02-05T12:44:46Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-02-05 | - |
identificador: dc.identifier.other | O blog como meio de comunicação | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/741996 | - |
Resumo: dc.description.abstract | O Projeto de Pesquisa está consagrado ao estudo das origens, da natureza, da importância social, do esquema de recepção, da dinâmica cultural e dos horizontes dos blogs. Nesse contexto, o blog será considerado como principal meio de comunicação de uma nova era emergente, a cibercultura. O Projeto visa explorar o papel desta nova mídia e deste universo dos blogs e dos blogueiros – a blogosfera – como um novo meio de resistência política ao monopólio da informação de grandes grupos internacionais de mídia. Fundamentalmente, busca compreender a dinâmica dessa nova relação e suas apropriações culturais e econômicas. Esse objetivo, em particular, contextualiza a problemática da pesquisa: como os blogs se situam nesse novo cenário comunicacional? E, de forma conexa, qual o papel deste novo veículo de produção, circulação e troca de informação perante a mídia de massa? O problema de pesquisa também inclui indagações sobre quais fatores motivacionais subjazem à experiência de blogar; se os blogs são de fato a principal mídia dessa nova geração; se eles se opõem realmente às mídias tradicionais ou apenas atualizam, de modo diferenciado, os seus modelos de funcionamento; e suas apropriações sociais e econômicas. As hipóteses de trabalho são as seguintes: a relevância social dos blogs descaracteriza a importância dos meios de comunicação tradicionais, prevalecendo como meio de combate à hegemonia dos grandes conglomerados; o ciberespaço promove novas categorias de comunicação e de cultura, e modifica categorias de análise do processo comunicacional; as características estruturais e conjunturais do universo dos blogs, por sua especificidade e proposta subjacente, podem tornar, em muitos aspectos, a teoria geral da comunicação desatualizada. O quadro teórico de referência da pesquisa é baseado na epistemologia da dromocracia cibercultural, em especial no que diz respeito ao conceito de glocal e de glocalização, de Trivinho (2007); nos conceitos de redes, fluxos e mass self-communication, de Castells (2003, 2006, 2009); na ideia de servidão voluntária, de La Boétie (2009) e de intencionalidade de Searle(2002). A metodologia adotada encerra levantamento bibliográfico com base na literatura ensaística nacional e estrangeira mais recente sobre o assunto, bem como em revistas, jornais, sites e blogs específicos; e análise de corpus, formado pela blogosfera brasileira, com seus leitores/produtores e relações entre eles. Com esses traços, a pesquisa pretende alcançar e apreender o que está por trás do ato de blogar e ler blogs. Os dados obtidos e sintetizados servirão de base comparativa entre os aspectos dos blogs e para análise da cultura da blogosfera, com a finalidade de checagem das hipóteses previstas. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 3127 | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Comunicação | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Cibercultura | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Internet | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Blogs | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Compartilhamento e intencionalidade | pt_BR |
Título: dc.title | O blog como meio de comunicação: origem, apropriações e horizontes da blogosfera na sociedade contemporânea | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Grupo MultiAtual Educacional | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Livros digitais |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
O blog como meio de comunicação.pdf | 3,13 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/741996/2/O blog como meio de comunicação.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons