Pobreza e Educação: Dificuldades de aprendizagem em alunos de uma Escola Pública da periferia do Município de Tianguá-Ceará

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Autor(es): dc.contributorEditora MultiAtualpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorAraújo, Fábio José de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-02-05T12:42:51Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-02-05T12:42:51Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-02-05-
identificador: dc.identifier.otherPobreza e Educaçãopt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/741995-
Resumo: dc.description.abstractEste trabalho aborda as concepções e as reflexões adquiridas durante o Curso de Especialização em Educação, Pobreza e Desigualdade Social, ministrado pela Universidade Federal do Ceará, que, ao longo de 18 meses, teve como foco o debate sobre a pobreza e as suas facetas, analisando a relação desta com o exercício da cidadania, educação e currículo. Seu objetivo principal é identificar os fatores externos e internos que interferem na aprendizagem de crianças e adolescentes pobres em uma escola da periferia do município de Tianguá-CE através de um plano de ação voltado à realidade local visando melhorar os indicadores educacionais da escola através de acompanhamento pedagógico especializado aos alunos que por consequência apresentem déficit de aprendizagem, principalmente nas disciplinas de português e matemática. Devido a sua importância social, a Educação é peça fundamental para o desenvolvimento econômico e social do indivíduo, entretanto, é fato que no Brasil, as desigualdades educacionais são os principais correlatos das desigualdades de renda, oportunidades e condições de vida. Pobreza e desigualdade caminham de “mãos dadas”, mesmo apresentando natureza distinta entre elas. A pobreza tem como seu determinante a desigualdade, que, na sociedade brasileira se intensifica devido a sua estabilidade nas camadas mais pobres da população e surge de várias formas, como étnica, cultural, regional, sexual, religiosa. Nos últimos anos, houve uma leve redução na condição de pobreza e desigualdade, onde a universalização do ensino contribuiu para tal feito, apesar disso, observou-se o contrário quando se olha para os indicadores educacionais, as crianças brasileiras ainda apresentam um rendimento escolar insatisfatório e que, apesar dos esforços, o ensino público continua na penúria, o que reflete nas altas taxas de pobreza, que ainda persistem no país. Alia-se a isto, o currículo escolar, que não oferece condições de igualdade entre todos os estudantes brasileiros, é considerado ultrapassado e precisa urgentemente de uma mudança que contemple a formação irrestrita de crianças pobres, assegurando-lhes os direitos básicos e necessários para a sua sobrevivência.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent1441pt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypepdfpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectPobreza e Educaçãopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectDificuldades de aprendizagempt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEscola e Sociedadept_BR
Título: dc.titlePobreza e Educação: Dificuldades de aprendizagem em alunos de uma Escola Pública da periferia do Município de Tianguá-Cearápt_BR
Tipo de arquivo: dc.typelivro digitalpt_BR
Curso: dc.subject.courseGrupo MultiAtual Educacionalpt_BR
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