Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Editora MultiAtual | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Araújo, Fábio José de | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-02-05T12:42:51Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-02-05T12:42:51Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-02-05 | - |
identificador: dc.identifier.other | Pobreza e Educação | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/741995 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Este trabalho aborda as concepções e as reflexões adquiridas durante o Curso de Especialização em Educação, Pobreza e Desigualdade Social, ministrado pela Universidade Federal do Ceará, que, ao longo de 18 meses, teve como foco o debate sobre a pobreza e as suas facetas, analisando a relação desta com o exercício da cidadania, educação e currículo. Seu objetivo principal é identificar os fatores externos e internos que interferem na aprendizagem de crianças e adolescentes pobres em uma escola da periferia do município de Tianguá-CE através de um plano de ação voltado à realidade local visando melhorar os indicadores educacionais da escola através de acompanhamento pedagógico especializado aos alunos que por consequência apresentem déficit de aprendizagem, principalmente nas disciplinas de português e matemática. Devido a sua importância social, a Educação é peça fundamental para o desenvolvimento econômico e social do indivíduo, entretanto, é fato que no Brasil, as desigualdades educacionais são os principais correlatos das desigualdades de renda, oportunidades e condições de vida. Pobreza e desigualdade caminham de “mãos dadas”, mesmo apresentando natureza distinta entre elas. A pobreza tem como seu determinante a desigualdade, que, na sociedade brasileira se intensifica devido a sua estabilidade nas camadas mais pobres da população e surge de várias formas, como étnica, cultural, regional, sexual, religiosa. Nos últimos anos, houve uma leve redução na condição de pobreza e desigualdade, onde a universalização do ensino contribuiu para tal feito, apesar disso, observou-se o contrário quando se olha para os indicadores educacionais, as crianças brasileiras ainda apresentam um rendimento escolar insatisfatório e que, apesar dos esforços, o ensino público continua na penúria, o que reflete nas altas taxas de pobreza, que ainda persistem no país. Alia-se a isto, o currículo escolar, que não oferece condições de igualdade entre todos os estudantes brasileiros, é considerado ultrapassado e precisa urgentemente de uma mudança que contemple a formação irrestrita de crianças pobres, assegurando-lhes os direitos básicos e necessários para a sua sobrevivência. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 1441 | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Pobreza e Educação | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Dificuldades de aprendizagem | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Escola e Sociedade | pt_BR |
Título: dc.title | Pobreza e Educação: Dificuldades de aprendizagem em alunos de uma Escola Pública da periferia do Município de Tianguá-Ceará | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Grupo MultiAtual Educacional | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Livros digitais |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
Pobreza e Educação.pdf | 1,44 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/741995/2/Pobreza e Educação.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons