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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO AMAZONAS | - |
Autor(es): dc.contributor.author | SILVA, Romilson Alves da | - |
Autor(es): dc.contributor.author | CABRAL, Cinara Calvi Anic | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-02-05T03:57:59Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-02-05T03:57:59Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024 | - |
identificador: dc.identifier.other | Produto Educacional | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/741991 | - |
Resumo: dc.description.abstract | A educação brasileira vivencia há muito tempo o problema da evasão escolar. Segundo o Fundo das Nações Unidas para a Infância, em um estudo realizado para esta instituição em 2022, verificou-se que dois milhões de indivíduos entre 11 e 19 anos deixaram a escola e ainda não haviam terminado a educação básica (UNICEF, 2022). Vários são os motivos que levaram esses alunos a evadir, como falta de identificação com o curso, problemas familiares, dentre outros. Uma das dificuldades enfrentadas para minimizar essa problemática é a falta de consenso sobre o conceito de evasão, o que desafia a elaboração de políticas públicas efetivas direcionadas a essa questão. O Guia aqui apresentado nasceu de uma pesquisa de mestrado realizada em uma escola pública de Itaituba-PA com gestores, professores e estudantes evadidos do curso do Ensino Médio Integrado ao Técnico. A pesquisa mostrou que não há ações efetivas por parte das esferas governamentais para o enfrentamento da evasão, ainda que haja algumas iniciativas pontuais. Diante desse contexto, elaboramos este Guia de Estudo para orientar gestores escolares, pedagogos e professores para projetos que contribuam para minimizar a evasão na Educação Profissional Técnica de Nível Médio. Destacam-se as ações relativas à gestão escolar, alternativas para ampliar as parcerias entre a escola e outras instituições, como Secretarias de Educação e empresas privadas, além de sugestões aos professores no que se refere ao trabalho docente, o acolhimento aos alunos e a própria articulação Família-escola. Desejamos que este Guia possa contribuir efetivamente para que a comunidade escolar como um todo, possa fortalecer o vínculo com as famílias e os próprios estudantes para que, juntos, possam vislumbrar possibilidades para manter os alunos na escola, sobretudo no contexto da educação profissional técnica de nível médio. | - |
Tamanho: dc.format.extent | 117.109 kb | - |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | - | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | - |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação; Evasão Escolar; Educação Profissional Técnica de Nível Médio. | - |
Título: dc.title | Guia de estudo: como combater a evasão escolar? | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Curso: dc.subject.course | MESTRADO PROFISSIONAL EM EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA - PROFEPT | - |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | PRÁTICA DE PESQUISA ORIENTADA | - |
Aparece nas coleções: | Livros digitais |
Arquivos associados: | ||||
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Produto Educacional.pdf | 117,11 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/741991/2/Produto Educacional.pdfDownload |
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