Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal de Uberlândia | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Gouveia, Natália Lázara | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Pereira, Francielle Amancio | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-02-02T17:00:37Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-02-02T17:00:37Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-10 | - |
identificador: dc.identifier.other | Produto Educacional - Natalia Lázara Gouveia | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/741957 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Esta sequência didática é um produto fruto da dissertação intitulada “Educação Ambiental na Educação de Jovens e Adultos: memórias de estudantes sobre as transformações ambientais”, pesquisa realizada no Programa de Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática (PPGECM), oferecido pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU), sob a orientação da professora Dra. Francielle Amâncio Pereira. O interesse pela temática de pesquisa surge a partir da minha experiência de atuação em uma escola que possuía a Educação de Jovens e Adultos (EJA), onde foi possível observar que poucas eram as práticas voltadas para o ensino de ciências que consideravam a realidade desses estudantes. Além da importância da educação ambiental adaptada à realidade da EJA, sendo que o presente trabalho vai contribuir com a prática dos professores que atuam nessa modalidade de ensino, a partir de uma possibilidade de discutir a temática a partir da realidade dos estudantes. Esta proposta tem como tema a Educação Ambiental transformadora na EJA, em busca de apresentar uma possibilidade para promover a valorização da memória desses estudantes além da formação do seu pensamento crítico. O intuito dessa sequência didática é levar os estudantes a se reconhecerem como partes do meio ambiente, por meio de suas memórias ambientais, que serão utilizadas para refletir as mudanças que o meio ambiente sofreu ao longo dos anos, por intervenção do homem. Portanto, foram pensados em seis momentos de três horas cada para trabalhar o conteúdo de meio ambiente relacionado as histórias de vida dos estudantes, sendo essa desenvolvida na aula de ciências em busca de desenvolver um ensino diferenciado. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 1770 | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | educação ambiental | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | educação de jovens e adultos | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | meio ambiente | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | memórias ambientais | pt_BR |
Título: dc.title | Educação Ambiental na Educação de Jovens e Adultos: memórias de estudantes sobre as transformações ambientais | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Dissertação de mestrado profissional | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Livros digitais |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
Produto Educacional - Natalia Lázara Gouveia.pdf | Produto Educacional - Natalia Lázara Gouveia | 1,77 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/741957/2/Produto Educacional - Natalia Lázara Gouveia.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons