Educação Ambiental na Educação de Jovens e Adultos: memórias de estudantes sobre as transformações ambientais

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorGouveia, Natália Lázara-
Autor(es): dc.contributor.authorPereira, Francielle Amancio-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-02-02T17:00:37Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-02-02T17:00:37Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-10-
identificador: dc.identifier.otherProduto Educacional - Natalia Lázara Gouveiapt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/741957-
Resumo: dc.description.abstractEsta sequência didática é um produto fruto da dissertação intitulada “Educação Ambiental na Educação de Jovens e Adultos: memórias de estudantes sobre as transformações ambientais”, pesquisa realizada no Programa de Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática (PPGECM), oferecido pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU), sob a orientação da professora Dra. Francielle Amâncio Pereira. O interesse pela temática de pesquisa surge a partir da minha experiência de atuação em uma escola que possuía a Educação de Jovens e Adultos (EJA), onde foi possível observar que poucas eram as práticas voltadas para o ensino de ciências que consideravam a realidade desses estudantes. Além da importância da educação ambiental adaptada à realidade da EJA, sendo que o presente trabalho vai contribuir com a prática dos professores que atuam nessa modalidade de ensino, a partir de uma possibilidade de discutir a temática a partir da realidade dos estudantes. Esta proposta tem como tema a Educação Ambiental transformadora na EJA, em busca de apresentar uma possibilidade para promover a valorização da memória desses estudantes além da formação do seu pensamento crítico. O intuito dessa sequência didática é levar os estudantes a se reconhecerem como partes do meio ambiente, por meio de suas memórias ambientais, que serão utilizadas para refletir as mudanças que o meio ambiente sofreu ao longo dos anos, por intervenção do homem. Portanto, foram pensados em seis momentos de três horas cada para trabalhar o conteúdo de meio ambiente relacionado as histórias de vida dos estudantes, sendo essa desenvolvida na aula de ciências em busca de desenvolver um ensino diferenciado.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent1770pt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjecteducação ambientalpt_BR
Palavras-chave: dc.subjecteducação de jovens e adultospt_BR
Palavras-chave: dc.subjectmeio ambientept_BR
Palavras-chave: dc.subjectmemórias ambientaispt_BR
Título: dc.titleEducação Ambiental na Educação de Jovens e Adultos: memórias de estudantes sobre as transformações ambientaispt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.coursePrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemáticapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineDissertação de mestrado profissionalpt_BR
Aparece nas coleções:Livros digitais


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons