Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal de Uberlândia | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Mendes, Amanda Cristina | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Auth, Milton Antonio | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-02-02T19:14:11Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-02-02T19:14:11Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-07 | - |
identificador: dc.identifier.other | Produto Educacional _ Amanda Cristina Mendes | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/741945 | - |
Resumo: dc.description.abstract | A sequência didática "Radiação solar e implicações na vida humana" é fruto da dissertação "Uma Proposta de Sequência Didática para o Ensino da Radiação Solar: entendimentos e proposições", no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática (PPGECM/UFU), sob orientação do prof. Milton Antonio Auth. Esta sequência busca servir como ferramenta para o professor no processo de ensino-aprendizagem do conteúdo sobre Radiação Solar, em especial em sua interação com algumas disciplinas e na interferência desse conteúdo na saúde humana. Apresentamos, além de indicações de atividades, um conteúdo organizado, com uma breve explanação acerca da temática a ser abordada, suficiente para trabalhar, ao menos, uma introdução do tema em sala de aula. No entanto, também buscamos não compor um material muito extenso, para não comprometer o tempo destinado a outros assuntos pertencentes ao currículo. A proposta é direcionada para alunos da educação básica, compreendidos entre o Ensino Fundamental II e o Ensino Médio, considerando o conteúdo programático de cada série e seus pré-requisitos. Logo, a SD está estruturada nos Três Momentos Pedagógicos, propostos por Delizoicov, Angotti e Pernambuco (2011), constituindo-se na problematização inicial, na organização do conhecimento e, na aplicação do conhecimento. A Sequência Didática também apresenta orientações ao professor sobre as possibilidades e/ou maneiras de se trabalhar o conteúdo com os alunos. Essas indicações são destacadas em quadros direcionados ao(à) professor(a) ao longo do material. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 5517 | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | radiação solar | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | ensino de ciências da natureza | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | tecnologias digitais de informação e comunicação | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | sequência didática | pt_BR |
Título: dc.title | Radiação solar e implicações na vida humana | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Dissertação de mestrado profissional | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Livros digitais |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
Produto Educacional _ Amanda Cristina Mendes.pdf | Produto Educacional _ Amanda Cristina Mendes | 5,52 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/741945/2/Produto Educacional _ Amanda Cristina Mendes.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons