Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal de Uberlândia | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Pôrto, Thais Pádua Vilela | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Santos, Sandro Prado | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-02-02T14:56:19Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-02-02T14:56:19Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-07 | - |
identificador: dc.identifier.other | Produto educacional _ Thais Pádua Vilela Pôrto | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/741939 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Este produto, intitulado "Catálogo prático: Educação, Ciência, raça e gênero" é resultante da dissertação intitulada "Mulheres negras e o Ensino de Ciências: tensões, movimentos e criações". É com muito orgulho que apresento este catálogo com levantamento de possibilidades para propor/planejar um ensino de Ciências antirracista e não sexista afim de se trabalhar a temática mulheres negras e o ensino de Ciências. Ao percorrer caminhos do campo investigativo "Mulheres negras e o ensino de Ciências", foram insurgindo estratégias, processos educativos/formativos, práticas/abordagens curriculares, posturas, ferramentas didáticas e atividades pedagógicas. Nessa seara, "Mulheres negras e o ensino de Ciências" foram consideradas uma possibilidade de dispositivos pedagógicos para efetivar a Educação para as Relações Étnico-Raciais. Neste sentido, o presente catálogo foi criado na tentativa de tecer linhas com tal campo investigativo, convidando-as/os a uma necessária reflexão com possibilidades/pistas ao campo de ação pedagógica para se pensar na Educação para as Relações Étnico-raciais a partir de estratégias e ferramentas didáticas. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 4842 | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | mulheres negras | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | ensino de Ciências | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | educação para as relações Étnico-raciais | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | produto educacional | pt_BR |
Título: dc.title | Educação, Ciência, Raça e Gênero: catálogo prático | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Dissertação de mestrado profissional | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Livros digitais |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
Produto educacional _ Thais Pádua Vilela Pôrto.pdf | Produto educacional _ Thais Pádua Vilela Pôrto | 4,84 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/741939/2/Produto educacional _ Thais Pádua Vilela Pôrto.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons