
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor.author | CARVALHO, CARLOS MIRANDA | - |
| Autor(es): dc.contributor.author | FERREIRA, DALTON DE OLIVEIRA | - |
| Autor(es): dc.contributor.author | ROSMANINHO, LUCAS BARBOSA DE CASTRO | - |
| Autor(es): dc.contributor.author | SILVA, MARTHA FREIRE DA | - |
| Autor(es): dc.contributor.author | LOURENÇO, RODRIGO DAL SASSO | - |
| Autor(es): dc.contributor.author | CONDÉ, SAMYRA ALVES | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-02-02T04:34:08Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-02-02T04:34:08Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-02-02 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/741930 | - |
| Resumo: dc.description.abstract | Este livro tem como objetivo auxiliar a difusão do conhecimento sobre a importância das frutas nativas da Mata Atlântica, suas oportunidades, desafios e o papel da agroecologia na sua produção. A cadeia produtiva de frutas nativas desse bioma apresenta uma vasta capacidade de exploração e aptidão em gerar novas fontes de renda ao produtor rural. Inicia-se este livro com uma exploração da riqueza do bioma Mata Atlântica e sua evolução de devastação ao longo da história. Paralelo à esta contextualização da história, leis e instrumentos de proteção atuais são expostos. No capítulo seguinte, apresenta-se exemplos dessas frutíferas com potencial de exploração, com ênfase na família das Myrtaceae, sendo elas: uvaia, grumixama, guabiroba, jabuticaba, pitanga, cabeludinha, cereja-do-mato e cambuci. Posteriormente são apresentadas as principais oportunidades na expansão da exploração das fruteiras nativas, abordando a valorização das plantas alimentícias não convencionais (PANC). Estas plantas apresentam sabores diversificados dos já existentes e são fontes de nutrientes e minerais, além de apresentarem propriedades medicinais e inúmeros benefícios à saúde humana. Os desafios desse setor são apresentados no capítulo consecutivo, com destaque para as técnicas de propagação dessas espécies, colheita e pós-colheita. Por último, aborda-se o papel fundamental da agroecologia para produção comercial. | pt_BR |
| Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Frutas nativas | pt_BR |
| Título: dc.title | Frutas nativas da Mata Atlântica: importância, oportunidades, desafios e o papel da agroecologia para sua difusão (Atena Editora) | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Livros digitais | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: