
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | UDESC | pt_BR |
| Autor(es): dc.contributor.author | DEC, Jéssica da Graça dos Santos | - |
| Autor(es): dc.contributor.author | CLEMENT, Luiz | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-02-01T21:11:26Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-02-01T21:11:26Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023-12-06 | - |
| identificador: dc.identifier.other | Produto Educacional PPGECMT_Jéssica da Graça dos Santos Dec | pt_BR |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/741921 | - |
| Resumo: dc.description.abstract | Este Produto Educacional se constitui em um Guia Didático, que tem como objetivo apresentar um conjunto de quatro Atividades Didáticas Investigativas (ADI), que abordam diferentes objetos de conhecimento no ensino de Biologia, quais sejam: os vírus, os fungos, os artrópodes e os vertebrados. O Guia contém uma breve apresentação ao professor sobre a estrutura didático-pedagógica das ADI – pautadas no Ensino por Investigação. Em seguida, são apresentadas as ADI, com as devidas orientações para que o professor possa desenvolvê-las em sala de aula. As quatro ADI desenvolvidas, possuem ações que permitem aos alunos uma vivência ativa no processo de construção de seus conhecimentos, bem como, o desenvolvimento do pensamento e análise crítica e discussões colaborativas. Portanto, este produto educacional se constitui em um importante recurso didático para professores de ciências/biologia da Educação Básica. | pt_BR |
| Tamanho: dc.format.extent | 2822 KB | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
| Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
| Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
| Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
| Palavras-chave: dc.subject | Ensino por Investigação | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Engajamento | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Motivação | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Ensino de Biologia | pt_BR |
| Título: dc.title | ENSINO DE BIOLOGIA SOB UMA PERSPECTIVA INVESTIGATIVA: conjunto de atividades didáticas | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
| Curso: dc.subject.course | PPGECMT | pt_BR |
| Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Biologia | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | PPG Ensino | |
| Arquivos associados: | ||||
|---|---|---|---|---|
| Produto Educacional PPGECMT_Jéssica da Graça dos Santos Dec.pdf | 2.82 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/741921/2/Produto Educacional PPGECMT_Jéssica da Graça dos Santos Dec.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons