Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Editora Uniesmero | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Oliveira, Francisco Wagner Soares | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Brandão, Maria Cristiane Magalhães | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Pereira, Wanderley de Oliveira | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Pereira, Ana Carolina Costa | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-02-02T03:45:03Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-02-02T03:45:03Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-02-02 | - |
identificador: dc.identifier.other | Estágio Supervisionado no Ensino Fundamental – Anos Finais | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/741915 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Este livro é fruto da disciplina de Estágio Supervisionado no Ensino Fundamental – Anos Finais, a qual foi ofertada no segundo semestre do ano de 2023 pelo curso de Licenciatura em Matemática da Faculdade de Filosofia Dom Aureliano Matos – FAFIDAM. Essa instituição está situada no município de Limoeiro do Norte, na região do Vale do Jaguaribe, no estado do Ceará. Diante dessa localização, a FAFIDAM recebe discentes de todas as cidades do vale. Sob a supervisão do professor orientador da disciplina e escrito pelos estagiários, o livro tem como objetivo apresentar as percepções dos estagiários da disciplina de Estágio Supervisionado no Ensino Fundamental sobre as vivências experienciadas na universidade e nas escolas campo. As escolas parceiras que receberam os discentes dessa disciplina de estágio localizam-se nos municípios de Jaguaruana, Russas, Limoeiro do Norte e Tabuleiro do Norte. Os capítulos expostos no decorrer desse livro, são um recorte do relatório produzido pelos discentes como requisito para aprovação na disciplina. A estrutura dos capítulos contempla 5 (cinco) seções. Na primeira trazem uma introdução, onde eles dedicam-se a apresentar o estágio, destacam a escola campo e alguns momentos que julgam relevantes da trajetória. Posteriormente, na segunda, falam do Estágio Supervisionado no Ensino Fundamental, onde buscam contemplar as etapas do estágio. Na seção seguinte, expõem um relato reflexivo sobre uma das atividades desenvolvidas no estágio. Na quarta seção, eles trazem algumas contribuições do estágio para a formação e, por fim, expõem as considerações finais. Como já assinalado, considerando o que trazem Santos e Garms (2014), entende-se que a escrita dos discentes vai na direção de trabalhos que se aproximam do método autobiográfico e da metodologia de narrativas. Desse modo, compreende-se, ainda, que cada capítulo pode ser fonte de aprendizado e de inspiração para licenciandos e professores, pois os estagiários trazem as tensões, as experiências, as reflexões, as angústias e as contribuições do estágio. Diante dessas percepções, os leitores podem verificar elementos que sinalizam para o estágio enquanto atividade instrumentalizadora da práxis do futuro professor de matemática. Mesmo cada capítulo contemplando as mesmas seções, percebe-se que, ainda assim, eles nos provocam sensações e reflexões diferentes. Isso se justifica pelo fato de cada um trazer o modo como o autor/estagiário “sentiu” e foi “impactado” com as vivências experienciadas no decorrer da disciplina. Nos capítulos, podem-se observar, portanto, insights do movimento de construção da identidade dos professores de matemática em formação inicial. | - |
Tamanho: dc.format.extent | 4655 | - |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | - | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | - |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | - |
Palavras-chave: dc.subject | Estágio Supervisionado | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação Básica | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino Fundamental | - |
Palavras-chave: dc.subject | Universidade | - |
Palavras-chave: dc.subject | Escola | - |
Título: dc.title | Estágio Supervisionado no Ensino Fundamental – Anos Finais: percepção de estagiários da Licenciatura em Matemática da FAFIDAM | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Curso: dc.subject.course | Grupo MultiAtual Educacional | - |
Aparece nas coleções: | Livros digitais |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
Estágio Supervisionado no Ensino Fundamental – Anos Finais.pdf | 4,77 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/741915/4/Estágio Supervisionado no Ensino Fundamental – Anos Finais.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons