Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Sergipe | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Rezende, Alexsandro de Melo | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Almeida, Ronise Nascimento de | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-02-01T13:59:20Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-02-01T13:59:20Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-02-01 | - |
identificador: dc.identifier.other | Dissertação de mestrado - Alexandro de Melo Rezende | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/741896 | - |
Resumo: dc.description.abstract | O presente estudo, inserido no âmbito do PROFEPT, teve como objetivo geral analisar a percepção dos estudantes do Curso Técnico de nível médio em Guia de Turismo, do Instituto Federal de Sergipe, Campus Aracaju, inseridos na modalidade subsequente, sobre o descarte adequado do óleo residual de cozinha, a coleta e sua disponibilidade em aderir a práticas mais sustentáveis com relação a esse descarte, em consonância com a promoção da educação ambiental no âmbito da EPT. Visando promover junto à essa comunidade discente o aprendizado crítico, autônomo e participativo, capaz estimular o seu protagonismo em ações de conscientização e promoção da cidadania, dialogando com a visão pedagógica da educação ambiental. O embasamento teórico teve como referência autores no campo da educação profissional, Educação ambiental, coleta do óleo residual de cozinha e tecnologia em Realidade Aumentada, a saber: Saviani (2007, 2013); Frigotto (2007); Ciavatta (2014), Ramos (2014); Tozzoni-Reis (2006); Loureiro (2009, 2014); Andrade (2012); Pinotti (2016); Carbone (2017); Reigota (2017); Rodrigues (2016); Rizzio (2014); Dias (2013); Meira (2018); Santos (2021); Velásquez (2016); Zichermann (2011); Azuma (2001); Kirner (2006); Lopes (2019); Leite (2020); De Sá Filho (2021); Sales (2022) respectivamente. Quanto aos processos metodológicos, a pesquisa adotou uma abordagem qualitativa, tendo como procedimento técnico o estudo de caso. Em relação aos instrumentos de coleta de dados, foram utilizados: a pesquisa documental e quatro questionários, sendo dois nos moldes semiabertos. Os dados qualitativos foram analisados segundo a análise de conteúdo proposta por Bardin (2016), e os dados quantitativos foram analisados por meio da escala do tipo Likert. Além disso, foram efetuadas visitas no referido Campus que, somadas à análise da realidade, permitiram a construção de uma aplicação em Realidade Aumentada (RA), juntamente com um Guia Didático para o uso dessa ferramenta de inovação. Esse produto educacional, aplicado por intermédio de alguns encontros presenciais, foi elaborado com base nos princípios da Educação ambiental transformadora e emancipadora. Os resultados finais da pesquisa – auferidos por meio da análise de conteúdo de Bardin (2016), de análise documental, e de estatística descritiva – apontaram que, urge intensificar ações de combate ao descarte indiscriminado do óleo residual de cozinha, sendo a tecnologia de RA uma estratégia de estímulo à formação de uma consciência ambiental dos alunos do curso técnico em Guia de turismo do IFS Campus Aracaju um caminho viável e tangível, podendo de ser colocada em prática. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 17,0 MB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Educação Profissional e Tecnológica-EPT; Meio ambiente; Realidade aumentada; Práticas Educativas | pt_BR |
Título: dc.title | AÇÃO FORMATIVA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL: ESTUDO APLICADO NO CURSO TÉCNICO DE NÍVEL MÉDIO EM GUIA DE TURISMO DO CAMPUS ARACAJU | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Orientação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
DISSERTAÇÃO_ALEXSANDRO REZENDE.docx (1).pdf | 17,42 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/741896/2/DISSERTAÇÃO_ALEXSANDRO REZENDE.docx (1).pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons