Uma sequência didática utilizando o método trezentos para o ensino da função afim

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade de Caxias do Sulpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorCorrea, Luis Henrique-
Autor(es): dc.contributor.authorMartins, José Arthur-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-02-01T13:14:05Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-02-01T13:14:05Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-11-
identificador: dc.identifier.otherProduto educacional Luis Henrique Correapt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/741894-
Resumo: dc.description.abstractEssa sequência didática é o produto educacional gerado no curso de Mestrado Profissional do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática da Universidade de Caxias de Sul (UCS), sendo uma proposta de ensino que aborda o conteúdo sobre função afim fundamentada no Método de Ensino Trezentos (Fragelli, 2019) desenvolvida pelo Prof. Luis Henrique Correa, sob a orientação do Prof. Dr José Arthur Martins. Ela foi elaborada após verificação das dificuldades dos estudantes na aprendizagem relacionadas aos conceitos da função afim. Surge a partir de inquietações dos autores sobre essas dificuldades, verificadas no exercício da profissão e na revisão de literatura. Considerando essas dificuldades, pensou- se como possibilidade a utilização do método Trezentos para a superação dessas dificuldades que os alunos demonstram na aprendizagem matemática, especificamente naquelas relacionadas aos conceitos que permeiam o conteúdo de função afim. Assim, o Método Trezentos, desenvolvido pelo professor Fragelli em meados de 2013, busca promover a aprendizagem ativa e colaborativa, permitindo que os alunos auxiliem uns aos outros, especialmente aqueles com maiores dificuldades. Essa abordagem se baseia no fato de que alunos em processo de aprendizado compartilham uma linguagem própria, tornando a explicação mais acessível. Além disso, ao ensinar, os alunos solidificam seu próprio entendimento dos conceitos. Nos últimos anos, esse método tem se destacado na educação brasileira como uma forma promissora de engajar os alunos e promover compreensão profunda do conteúdo de estudo. Nesta perspectiva, se destina a professores de matemática que atuam no nono ano do ensino fundamental. Um dos conteúdos previstos para o docente lecionar durante o ano letivo é o da função afim. Conforme estabelecido na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), dentro da unidade temática de Álgebra, e mais precisamente na habilidade EF09MA06, é requerido o seguinte entendimento: Reconhecer funções como conexões únicas entre duas variáveis e interpretar suas representações numéricas, algébricas e gráficas. Além disso, essa compreensão deve ser aplicada para a análise de situações que envolvam relações funcionais entre duas variáveis.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent1 MBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectEnsino Fundamentalpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectMétodos Trezentospt_BR
Palavras-chave: dc.subjectAvaliação colaborativapt_BR
Título: dc.titleUma sequência didática utilizando o método trezentos para o ensino da função afimpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.coursePrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemáticapt_BR
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