Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade de Caxias do Sul | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Correa, Luis Henrique | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Martins, José Arthur | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-02-01T13:14:05Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-02-01T13:14:05Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-11 | - |
identificador: dc.identifier.other | Produto educacional Luis Henrique Correa | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/741894 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Essa sequência didática é o produto educacional gerado no curso de Mestrado Profissional do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática da Universidade de Caxias de Sul (UCS), sendo uma proposta de ensino que aborda o conteúdo sobre função afim fundamentada no Método de Ensino Trezentos (Fragelli, 2019) desenvolvida pelo Prof. Luis Henrique Correa, sob a orientação do Prof. Dr José Arthur Martins. Ela foi elaborada após verificação das dificuldades dos estudantes na aprendizagem relacionadas aos conceitos da função afim. Surge a partir de inquietações dos autores sobre essas dificuldades, verificadas no exercício da profissão e na revisão de literatura. Considerando essas dificuldades, pensou- se como possibilidade a utilização do método Trezentos para a superação dessas dificuldades que os alunos demonstram na aprendizagem matemática, especificamente naquelas relacionadas aos conceitos que permeiam o conteúdo de função afim. Assim, o Método Trezentos, desenvolvido pelo professor Fragelli em meados de 2013, busca promover a aprendizagem ativa e colaborativa, permitindo que os alunos auxiliem uns aos outros, especialmente aqueles com maiores dificuldades. Essa abordagem se baseia no fato de que alunos em processo de aprendizado compartilham uma linguagem própria, tornando a explicação mais acessível. Além disso, ao ensinar, os alunos solidificam seu próprio entendimento dos conceitos. Nos últimos anos, esse método tem se destacado na educação brasileira como uma forma promissora de engajar os alunos e promover compreensão profunda do conteúdo de estudo. Nesta perspectiva, se destina a professores de matemática que atuam no nono ano do ensino fundamental. Um dos conteúdos previstos para o docente lecionar durante o ano letivo é o da função afim. Conforme estabelecido na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), dentro da unidade temática de Álgebra, e mais precisamente na habilidade EF09MA06, é requerido o seguinte entendimento: Reconhecer funções como conexões únicas entre duas variáveis e interpretar suas representações numéricas, algébricas e gráficas. Além disso, essa compreensão deve ser aplicada para a análise de situações que envolvam relações funcionais entre duas variáveis. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 1 MB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino Fundamental | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Métodos Trezentos | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Avaliação colaborativa | pt_BR |
Título: dc.title | Uma sequência didática utilizando o método trezentos para o ensino da função afim | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
Produto educacional Luis Henrique Correa.pdf | 794,04 kB | Adobe PDF | /bitstream/capes/741894/2/Produto educacional Luis Henrique Correa.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons