Ferramentas Digitais Aplicadas ao Ensino - Guia digital do Professor

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorInstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Paranápt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorCASTILHOS, Marcelo Viana de-
Autor(es): dc.contributor.authorWIEDEMANN, Samuel Carlos-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-02-01T12:59:09Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-02-01T12:59:09Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-09-29-
identificador: dc.identifier.otherPRODUTO_EDUCACIONAL_ MARCELO_CASTILHOS_final ISBNpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/741891-
Resumo: dc.description.abstractO produto educacional “Guia Ferramentas Digitais Aplicadas ao Ensino - Guia Digital do Professor” foi desenvolvido e concebido durante pesquisa realizada pelo professor Marcelo Viana de Castilhos, sob a Orientação do Professor Dr. Samuel Carlos Wiedemann, do Programa de Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica, em Rede Federal de Ensino – tendo como Instituição Credenciada no Paraná o Instituto Federal do Paraná (IFPR) – Campus Curitiba. A linha de Pesquisa em que está assentada a pesquisa do Mestrado é a Linha de Pesquisa Organizações e Memórias de Espaços Pedagógicos na EPT – dentro do Macroprojeto 6 - Organização de espaços pedagógicos na EPT – que abriga projetos que trabalham questões relacionadas à organização e planejamento de espaços pedagógicos, formais e não formais, da pesquisa, do ensino, da extensão e da gestão da EPT. Os projetos dessa linha investigam as relações desses espaços com a EPT e as suas interlocuções com o mundo do trabalho e os movimentos sociais. Esta produto advém de uma pesquisa que visou desenvolver um produto educacional, tendo como fundamento uma pesquisa histórica do Ensino Médio Integrado (EMI) em administração no município de Colombo, identificando conhecimentos e as práticas tecnológicas usadas pelos professores na construção das aulas remotas, durante e pós pandemia, usando ferramentas digitais gratuitas disponíveis no mercado. Como metodologia da pesquisa tivemos as seguintes etapas: (1) uma investigação bibliográfica e documental sobre o histórico do EMI no município de Colombo; (2) entrevistas a docentes das instituições que serão objetos da pesquisa; (3) desenvolvimento de um produto educacional almejando a formação continuada de professores, para o manuseio de ferramentas digitais e (4) aplicação e validação do produto. Esse trabalho se justificou devido à uma demanda que ficou latente, durante a pandemia do novo coronavírus - Covid19, caracterizada da necessidade empírica identificado no seio da comunidade escolar. A contribuição dessa pesquisa é a proposta de uma formação continuada de professores da educação básica por meio da disponibilização do produto educacional.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent1397KBpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectEnsino Médio Integradopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnsino Remotopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectFerramentas Digitais Gratuitaspt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEducação Profissional e Tecnológicapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectFormação Continuada Docentept_BR
Título: dc.titleFerramentas Digitais Aplicadas ao Ensino - Guia digital do Professorpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typelivro digitalpt_BR
Curso: dc.subject.coursePrograma de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT)/IFPRpt_BR
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