Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Sergipe | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Barbosa, Dayane de Oliveira | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Almeida, Ronise Nascimento de | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-01-31T23:42:00Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-01-31T23:42:00Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-01-31 | - |
identificador: dc.identifier.other | Produto Educacional | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/741882 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Este material é o produto educacional construído a partir da dissertação de mestrado intitulada, “Formação para a Sustentabilidade: percepções do desenvolvimento sustentável no ensino integrado do curso técnico em sistemas de energia renovável”, elaborada no âmbito do Programa de Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica – ProfEPT. Seu conteúdo foi pensado visando subsidiar o trabalho da equipe técnica da gerência de ensino, no atendimento à demanda de propor diálogos e reflexões sobre temáticas transversais, disposta no Regimento Interno do Campus Estância do Instituto Federal de Sergipe (IFS). Trata-se de um roteiro contendo uma sugestão de atividade alinhada ao desenvolvimento da educação ambiental (EA) e a formação Integral na Educação Profissional e Tecnológica (EPT). Em atendimento a Lei n° 9795, de 27 de abril de 1999, que institui a Política Nacional de Educação Ambiental estabelecendo que a EA deve estar presente, de forma articulada, em todos os níveis e modalidades do processo educativo, e deve ser trabalhada como tema transversal e de forma interdisciplinar. Nesse contexto, esse produto contribui com formação integral auxiliando os estudantes na compreensão do conceito de sustentabilidade na perspectiva crítica. Colaborando para projetar um perfil de egresso reflexivo e, porque não dizer, contestadora, com criticidade para que, através de suas ações, possam tornar-se protagonistas de transformação da sociedade e do ambiente onde estão inseridos. Mesmo entendendo como utópico a formação integral, por sua complexidade, encontrar trilhas para caminhar, na direção, é importante. Visto que a Educação ambiental na EPT deve se relacionar com todo o contexto social, político e econômico, podendo ser um espaço contra-hegemônico. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 10,4 MB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Roteiro. Educação. Pesquisa | pt_BR |
Título: dc.title | Roteiro de atividade interdisciplinar: a equipe técnica escolar contribuindo com a formação para a sustentabilidade | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | outro | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Orientação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
Produto Completo corrigido final ISBN.pdf | 10,69 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/741882/2/Produto Completo corrigido final ISBN.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons