Formação para sustentabilidade: percepções de desenvolvimento sustentável no ensino integrado do curso técnico em sistemas de energia renovável

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Autor(es): dc.contributorInstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Sergipept_BR
Autor(es): dc.contributor.authorBarbosa, Dayane de Oliveira-
Autor(es): dc.contributor.authorAlmeida, Ronise Nascimento de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-01-31T23:16:51Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-01-31T23:16:51Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-01-31-
identificador: dc.identifier.otherDissertação - Dayane de Oliveirapt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/741880-
Resumo: dc.description.abstractEsta pesquisa, conduzida sob a Linha de Práticas Educativas no contexto do Mestrado em Educação Profissional e Tecnológica, teve como objetivo principal compreender as percepções do desenvolvimento sustentável adquirida no processo de formação dos estudantes de um Curso técnico de nível médio em Sistemas de Energia Renovável, na forma integrada. O encaminhamento metodológico foi de cunho qualitativo, aplicado em um estudo de caso, utilizando os procedimentos técnicos: levantamento bibliográfico, pesquisa documental, entrevistas e questionários. O fenômeno foi compreendido através da análise do discurso que se baseou na articulação dos contextos sociais, políticos e culturais dos participantes. A amostra consistiu em sessenta estudantes do ensino médio técnico e quatorze docentes. A formação para a sustentabilidade é facilmente concebida como uma premissa indiscutível. No entanto, o modismo deste termo tem contribuído para a não relevância das reais implicações das mudanças sociais que são essenciais para atingir esse objetivo educacional. Os estudos sobre o desenvolvimento sustentável na educação vem contribuindo na formação de cidadãos conscientes, responsáveis e comprometidos com práticas que visam equilibrar as necessidades atuais da sociedade com a conservação ambiental para manutenção da qualidade de vida das gerações futuras. A compreensão das percepções e as descobertas sobre a temática, possibilitaram expandir as ações voltadas à Educação Profissional e Tecnológica nos Institutos Federais, considerando a formação para a cidadania. As constatações revelam que as percepções são principalmente baseadas na tendência de um desenvolvimento sustentável da posição conservadora. Portanto, como principal resultado, foi estruturado um roteiro de atividade interdisciplinar. Este envolve a perspectiva crítica da Educação ambiental no cenário da Educação Profissional e Tecnológica. Um produto educacional que contribuiu com a formação integral dos estudantes, facilitando a compreensão do conceito de sustentabilidade na perspectiva crítica. Ratifica-se que existe espaço para pesquisas posteriores. Nesse sentido, sugere-se a realização de estudos sobre a aplicação do desenvolvimento sustentável para reforçar o sistema capitalista. Adicionalmente é importante investigar como essa apropriação pode resultar no silenciamento das necessidades cruciais de mudanças para alcançar a verdadeira sustentabilidadept_BR
Tamanho: dc.format.extent16,3 MBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectEducação Profissional e Tecnológica; Ensino Médio Integrado; práticas educativas; roteiro de atividade interdisciplinar; sustentabilidade; objetivos de desenvolvimento sustentável.pt_BR
Título: dc.titleFormação para sustentabilidade: percepções de desenvolvimento sustentável no ensino integrado do curso técnico em sistemas de energia renovávelpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typeoutropt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológicapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineMestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológicapt_BR
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