Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Instituto Federal de Sergipe | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Souza, Santos, Luiz Carlos Pereira Marilene Castro | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-01-31T21:40:53Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-01-31T21:40:53Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-10-31 | - |
identificador: dc.identifier.other | SEQUÊNCIA DIDÁTICA: UMA FERRAMENTA PARA ABORDAR OS RESÍDUOS ELETROELETRÔNICOS NO ENSINO MEDIO INTEGRADO | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/741878 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Esta Sequência Didática foi desenvolvida como produto final da dissertação de Mestrado em Educação Profissional e Tecnológica (PROFEPT), elaborada pela mestranda Marilene Castro de Souza, sob a orientação do Prof. Dr. Luiz Carlos Pereira Santos. E objetiva compartilhar essa experiência com os docentes do curso Técnico Ensino Médio Integrado de forma clara e objetiva, bem como, incentivar a abordagem da temática dos Resíduos Eletroeletrônicos respeitando o direcionamento correto de descarte no sentido de promover a conscientização socioambiental no espaço escolar. A metodologia escolhida foi uma Sequência Didática validada por Zabala (1998), evidencia o contexto do aprendizado por propiciar um maior sentido ao que se aprende. Portanto, a escolha deste formato do produto educacional foi pensada como forma de equalizar a complexidade do universo dos REEE, com o propósito de auxiliar a prática pedagógica para o desenvolvimento de atividades acerca da temática. Para isto, foi organizado um roteiro de atividades para se abordar a temática dos REEE tendo os discentes como protagonistas, promovendo a abertura de espaços de diálogos relacionados à temática e incentivando a prática do descarte correto, no intuito de contribuir para uma consciência ambiental do sujeito envolvido. As atividades propostas estão baseadas em metodologias de ensino como: roda de conversa, tempestade de ideias, construção de mapas mentais, entrevistas, pesquisas, leitura de imagens e exposições. O produto educacional oferece ao docente uma ferramenta pedagógica que visa auxiliar no desenvolvimento de atividades em sala de aula, de modo que, os conteúdos transmitidos sobre a temática dos REEE sejam significativos em sua realidade. | - |
Tamanho: dc.format.extent | 5,59 MB | - |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | - | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | CC0 1.0 Universal | - |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/ | - |
Palavras-chave: dc.subject | sequência didática; ensino; educação profissional e tecnológica. | - |
Título: dc.title | SEQUÊNCIA DIDÁTICA: UMA FERRAMENTA PARA ABORDAR OS RESÍDUOS ELETROELETRÔNICOS NO ENSINO MEDIO INTEGRADO | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica | - |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Meio ambiente | - |
Aparece nas coleções: | Livros digitais |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
SEQUÊNCIA DIDATICA.pdf | 5,73 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/741878/2/SEQUÊNCIA DIDATICA.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons