SEQUÊNCIA DIDÁTICA: UMA FERRAMENTA PARA ABORDAR OS RESÍDUOS ELETROELETRÔNICOS NO ENSINO MEDIO INTEGRADO

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorInstituto Federal de Sergipe-
Autor(es): dc.contributor.authorSouza, Santos, Luiz Carlos Pereira Marilene Castro-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-01-31T21:40:53Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-01-31T21:40:53Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-10-31-
identificador: dc.identifier.otherSEQUÊNCIA DIDÁTICA: UMA FERRAMENTA PARA ABORDAR OS RESÍDUOS ELETROELETRÔNICOS NO ENSINO MEDIO INTEGRADO-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/741878-
Resumo: dc.description.abstractEsta Sequência Didática foi desenvolvida como produto final da dissertação de Mestrado em Educação Profissional e Tecnológica (PROFEPT), elaborada pela mestranda Marilene Castro de Souza, sob a orientação do Prof. Dr. Luiz Carlos Pereira Santos. E objetiva compartilhar essa experiência com os docentes do curso Técnico Ensino Médio Integrado de forma clara e objetiva, bem como, incentivar a abordagem da temática dos Resíduos Eletroeletrônicos respeitando o direcionamento correto de descarte no sentido de promover a conscientização socioambiental no espaço escolar. A metodologia escolhida foi uma Sequência Didática validada por Zabala (1998), evidencia o contexto do aprendizado por propiciar um maior sentido ao que se aprende. Portanto, a escolha deste formato do produto educacional foi pensada como forma de equalizar a complexidade do universo dos REEE, com o propósito de auxiliar a prática pedagógica para o desenvolvimento de atividades acerca da temática. Para isto, foi organizado um roteiro de atividades para se abordar a temática dos REEE tendo os discentes como protagonistas, promovendo a abertura de espaços de diálogos relacionados à temática e incentivando a prática do descarte correto, no intuito de contribuir para uma consciência ambiental do sujeito envolvido. As atividades propostas estão baseadas em metodologias de ensino como: roda de conversa, tempestade de ideias, construção de mapas mentais, entrevistas, pesquisas, leitura de imagens e exposições. O produto educacional oferece ao docente uma ferramenta pedagógica que visa auxiliar no desenvolvimento de atividades em sala de aula, de modo que, os conteúdos transmitidos sobre a temática dos REEE sejam significativos em sua realidade.-
Tamanho: dc.format.extent5,59 MB-
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDF-
Idioma: dc.language.isopt_BR-
Direitos: dc.rightsCC0 1.0 Universal-
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/-
Palavras-chave: dc.subjectsequência didática; ensino; educação profissional e tecnológica.-
Título: dc.titleSEQUÊNCIA DIDÁTICA: UMA FERRAMENTA PARA ABORDAR OS RESÍDUOS ELETROELETRÔNICOS NO ENSINO MEDIO INTEGRADO-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica-
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineMeio ambiente-
Aparece nas coleções:Livros digitais


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons