Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal de Goiás | - |
Autor(es): dc.contributor.author | BATISTA, Lanne Janaína | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-01-31T11:10:28Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-01-31T11:10:28Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-01-31 | - |
identificador: dc.identifier.other | De leitor a autor: leitura literária e produção de fanfics em sala de aula | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/741862 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Este produto educacional em forma de e-book apresenta os resultados de um trabalho desenvolvido no Curso de Mestrado Profissional Stricto sensu do Programa de Pós-Graduação em Ensino na Educação Básica, do Centro de Ensino e Pesquisa Aplicada à Educação, da Universidade Federal de Goiás (PPGEEB-CEPAE/UFG), voltado para a formação do leitor literário, cujo objetivo principal foi o de desenvolver condições didático-metodológicas para a formação do leitor literário na Educação Básica, em escola sem biblioteca escolar, por meio da leitura de contos literários mediada pela Pedagogia dos Multiletramentos. O trabalho foi realizado entre os anos de 2021 e 2023 dentro da linha de pesquisa Concepções teóricometodológicas e práticas docentes e é apêndice da dissertação, fruto de uma pesquisa-ação de caráter participante realizada com a coordenadora pedagógica, duas professoras de Língua Portuguesa e 86 alunos do 9º ano do Ensino Fundamental do Colégio Estadual Parque dos Buritis, intitulada ‘Formação do leitor literário e Pedagogia dos Multiletramentos em escola sem biblioteca escolar: redesigning contos literários’. Sua base teórica teve como principais autores: para as questões relacionadas ao ensino de literatura – Andruetto (2012, 2017), Candido (1999, 2004), Cosson (2014, 2016, 2021), Montes (2020), Petit (2008, 2009, 2013, 2019), Todorov (2006, 2009) e Zilberman (2008, 2012); a leitura literária como compartilhamento de um capital cultural garantido pela leitura dos clássicos – Bourdieu (2007), Calvino (2007), Saviani (2009, 2011) e Snyders (1993); para refletir-se sobre a biblioteca escolar, as Diretrizes da IFLA (2016) e para o desenvolvimento da Pedagogia dos Multiletramentos e redesign, Cazden et al. (2021), Kalantzis, Cope e Pinheiro (2020) e Rojo e Moura (2019). O trabalho de intervenção pedagógica se desenvolveu através de 16 encontros com os alunos do 9º ano do Ensino Fundamental da escola-campo, nos quais foram aplicadas aulas voltadas para a leitura de contos literários de Machado de Assis e Clarice Lispector, mediadas pelos movimentos pedagógicos da Pedagogia dos Multiletramentos. Os instrumentos de coleta de dados foram o diário de campo, três questionários e as fanfics, produções textuais feitas dentro da perspectiva do redesign (redesenho). Assim, este material se divide em duas partes. A primeira traz o percurso teórico-metodológico das aulas realizadas na intervenção pedagógica, demonstrando a importância de metodologias assertivas para o desenvolvimento de um letramento literário, de modo a servir como suporte pedagógico para auxiliar docentes e profissionais da educação a buscarem soluções para o trabalho com a leitura literária apropriadas a seus contextos de ensino. Já na segunda parte estão disponibilizadas as fanfics feitas pelos alunos para que possam ser lidas e apreciadas, com o intuito de inspirar novas propostas dentro de uma prática transformada e compartilhada. Assim, torna-se público o resultado de todo o processo realizado e oportuniza-se que, de um lado, mais docentes e mediadores da leitura literária tenham esse aporte teórico que venha a embasar suas práticas, e de outro, que os alunos se sintam motivados através do compartilhamento dos seus textos em formato de um livro digital. | - |
Tamanho: dc.format.extent | 4,1 MB | - |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | - | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | Attribution 3.0 Brazil | - |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by/3.0/br/ | - |
Palavras-chave: dc.subject | Formação do leitor literário | - |
Palavras-chave: dc.subject | Biblioteca escolar | - |
Palavras-chave: dc.subject | Pedagogia dos multiletramentos | - |
Palavras-chave: dc.subject | Contos literários | - |
Palavras-chave: dc.subject | Fanfics | - |
Título: dc.title | DE LEITOR A AUTOR: LEITURA LITERÁRIA E PRODUÇÃO DE FANFICS EM SALA DE AULA | - |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | - |
Curso: dc.subject.course | Programa de Pós-Graduação em Ensino na Educação Básica | - |
Aparece nas coleções: | Textos |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons