Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor.author | Porto, Luana Teixeira | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Pereira, Cilene Margarete | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-01-29T21:06:17Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-01-29T21:06:17Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-01-29 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/741815 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Considerando o contexto de leitura multidisciplinar da Educação Básica e a importância da reflexão sobre gêneros textuais diversos, dos quais se destacam os relacionados às novas tecnologias midiáticas e ao campo cultural-artístico, o e-book Artes e mídias na sala de aula: leituras e propostas didáticas para a Educação Básica apresenta proposições didáticas atuais, voltadas para práticas de leitura de objetos artísticos, culturais e midiáticos na Educação Básica, como canção popular, audiovisual, literatura, artes plásticas, games, séries, posts de redes sociais, etc., considerando os Ensino Fundamental, Médio e Educação de Jovens e Adultos, tendo como como público-alvo professores que atuam nesses segmentos. A proposição didática, cerne de cada capítulo, destaca, a partir de um quadro-síntese, o segmento escolar a que se refere, componente curricular e área de conhecimento acionados e o objeto cultural e/ou midiático em destaque. Cada autor participante do e-book apresenta um texto que considera a proposta acima a partir das perspectivas teóricas e/ou críticas de sua preferência, mobilizadas por meio da leitura de um objeto do campo artístico-cultural e/ou midiático ou da articulação entre eles, pensado, sempre, em contexto de sala de aula. No capítulo Poesia e resistência na formação de leitores dos anos finais do Ensino Fundamental, Sheila Oliveira Lima trazendo, do ponto de vista teórico-crítico, “reflexões amparadas em Colomer (2007), Pinheiro (2019), Rouxel (2012) e Lima (2016) acerca do trabalho com poesia na escola, apresenta uma proposta de atividade de leitura de poemas de Chico Lopes e de Eugênio Ramos Gianetti. | pt_BR |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Educação em mídia | pt_BR |
Título: dc.title | Artes e mídias na sala de aula: leituras e propostas didáticas para a educação básica (Atena Editora) | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Livros digitais |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: