REFERENTES PARA CONEXÃO COM A NATUREZA COM O USO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS EM PERCURSOS INVESTIGATIVOS DE CLUBES DE CIÊNCIAS PARA A ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade Regional de Blumenaupt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorHamann, Bruna-
Autor(es): dc.contributor.authorLopes, Mauricio Capobianco-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-01-29T20:12:55Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-01-29T20:12:55Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-
identificador: dc.identifier.otherProdutoEducacionalBrunaHamann.pdfpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/741805-
Resumo: dc.description.abstractEm sua grande maioria, crianças e adolescente estão se distanciando cada dia mais da natureza, de modo que hoje, elas têm pouco ou nenhum contato com a fauna e a flora de sua região, vivendo frequentemente em aglomerados urbanos. São vários os fatores que influenciam diretamente nessa desconexão com a natureza e, uma delas, são as Tecnologias Digitais que estão tão presentes em nosso cotidiano. Considerando esse contexto, decidimos investigar a relação dos estudantes com a natureza, inserindo o uso de Tecnologias Digitais. Sendo assim, escolhemos realizar a pesquisa com os Clubes de Ciências, pois são nesses espaços que os estudantes investigam temas de seu interesse além de comumente realizarem práticas de saídas a campo que estimulam sua conexão com outros espaços educativos, como é o caso da natureza. Ademais, de modo a atingir esses objetivos, acrescentamos a necessidade de promover a Alfabetização Científica nesse processo, para que eles possam aprofundar seus conhecimentos científicos e utilizar os recursos tecnológicos de modo a ampliar e potencializar suas aprendizagens sobre/na natureza. Com base nisso, esse produto educacional é destinado aos clubistas, em especial para os professores – atuais e futuros – coordenadores dos Clubes de Ciências. O produto é resultado de uma pesquisa de mestrado desenvolvida por Bruna Hamann e orientada pelo Prof. Dr. Mauricio Capobianco Lopes, com contribuições fundamentais das professoras Dra. Daniela Tomio e Dra. Valderez Marina do Rosário Lima, na linha de pesquisa “Mídias e Tecnologias em Ensino de Ciências Naturais e Matemática” do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Naturais e Matemática (PPGECIM) da Universidade Regional de Blumenau (FURB), articulada com as ações do programa de extensão Habitat da FURB. Nesse produto educacional é possível encontrar as compreensões teóricas sobre Clubes de Ciências, que esclarecem de que forma esses espaços realizam seus percursos investigativos. Também, apresentamos os referentes que fornecem subsídios necessários para a elaboração de novas práticas com o uso de Tecnologias Digitais nos Clubes de Ciências, para conectar os estudantes com a natureza e promover a Alfabetização Científica. Por fim, socializamos o desenvolvimento da pesquisa no Clube de Ciências Girassol, em Blumenau – SC, com a participação inicial de 17 clubistas, sendo 12 estudantes dos anos finais, uma professora orientadora da escola e quatro integrantes da pesquisa e do programa Habitat.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent9.331 kbpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypepdfpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjecttecnologias digitais na educaçãopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectclubes de ciênciaspt_BR
Palavras-chave: dc.subjectalfabetização científicapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectnaturezapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectsaídas a campopt_BR
Título: dc.titleREFERENTES PARA CONEXÃO COM A NATUREZA COM O USO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS EM PERCURSOS INVESTIGATIVOS DE CLUBES DE CIÊNCIAS PARA A ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICApt_BR
Tipo de arquivo: dc.typelivro digitalpt_BR
Curso: dc.subject.coursePrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Naturais e Matemáticapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineEducação não formalpt_BR
Aparece nas coleções:Livros digitais


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons