
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Regional de Blumenau | pt_BR |
| Autor(es): dc.contributor.author | Hamann, Bruna | - |
| Autor(es): dc.contributor.author | Lopes, Mauricio Capobianco | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-01-29T20:12:55Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-01-29T20:12:55Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2022 | - |
| identificador: dc.identifier.other | ProdutoEducacionalBrunaHamann.pdf | pt_BR |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/741805 | - |
| Resumo: dc.description.abstract | Em sua grande maioria, crianças e adolescente estão se distanciando cada dia mais da natureza, de modo que hoje, elas têm pouco ou nenhum contato com a fauna e a flora de sua região, vivendo frequentemente em aglomerados urbanos. São vários os fatores que influenciam diretamente nessa desconexão com a natureza e, uma delas, são as Tecnologias Digitais que estão tão presentes em nosso cotidiano. Considerando esse contexto, decidimos investigar a relação dos estudantes com a natureza, inserindo o uso de Tecnologias Digitais. Sendo assim, escolhemos realizar a pesquisa com os Clubes de Ciências, pois são nesses espaços que os estudantes investigam temas de seu interesse além de comumente realizarem práticas de saídas a campo que estimulam sua conexão com outros espaços educativos, como é o caso da natureza. Ademais, de modo a atingir esses objetivos, acrescentamos a necessidade de promover a Alfabetização Científica nesse processo, para que eles possam aprofundar seus conhecimentos científicos e utilizar os recursos tecnológicos de modo a ampliar e potencializar suas aprendizagens sobre/na natureza. Com base nisso, esse produto educacional é destinado aos clubistas, em especial para os professores – atuais e futuros – coordenadores dos Clubes de Ciências. O produto é resultado de uma pesquisa de mestrado desenvolvida por Bruna Hamann e orientada pelo Prof. Dr. Mauricio Capobianco Lopes, com contribuições fundamentais das professoras Dra. Daniela Tomio e Dra. Valderez Marina do Rosário Lima, na linha de pesquisa “Mídias e Tecnologias em Ensino de Ciências Naturais e Matemática” do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Naturais e Matemática (PPGECIM) da Universidade Regional de Blumenau (FURB), articulada com as ações do programa de extensão Habitat da FURB. Nesse produto educacional é possível encontrar as compreensões teóricas sobre Clubes de Ciências, que esclarecem de que forma esses espaços realizam seus percursos investigativos. Também, apresentamos os referentes que fornecem subsídios necessários para a elaboração de novas práticas com o uso de Tecnologias Digitais nos Clubes de Ciências, para conectar os estudantes com a natureza e promover a Alfabetização Científica. Por fim, socializamos o desenvolvimento da pesquisa no Clube de Ciências Girassol, em Blumenau – SC, com a participação inicial de 17 clubistas, sendo 12 estudantes dos anos finais, uma professora orientadora da escola e quatro integrantes da pesquisa e do programa Habitat. | pt_BR |
| Tamanho: dc.format.extent | 9.331 kb | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
| Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
| Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
| Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
| Palavras-chave: dc.subject | tecnologias digitais na educação | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | clubes de ciências | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | alfabetização científica | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | natureza | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | saídas a campo | pt_BR |
| Título: dc.title | REFERENTES PARA CONEXÃO COM A NATUREZA COM O USO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS EM PERCURSOS INVESTIGATIVOS DE CLUBES DE CIÊNCIAS PARA A ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
| Curso: dc.subject.course | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Naturais e Matemática | pt_BR |
| Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Educação não formal | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Livros digitais | |
| Arquivos associados: | ||||
|---|---|---|---|---|
| ProdutoEducacionalBrunaHamann.PDF | 9,33 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/741805/2/ProdutoEducacionalBrunaHamann.PDFDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons