Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Silva, Marco Antonio Gomes Teixeira da Silva | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Cardoso, Sergio Luis | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Machado, Mariana Mattos Manhães | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-01-26T01:16:59Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-01-26T01:16:59Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-02 | - |
identificador: dc.identifier.other | ApostilaCurso2024 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/741700 | - |
Resumo: dc.description.abstract | As tecnologias digitais se destacam com o avanço da web (após a web 2.0) e favorecem o surgimento de novos conceitos de serviço e recursos na própria web, alterando a rotina das pessoas, funcionalidades socioculturais e laborais estabelecidas. Dentro desse processo, proporcionado pelo avanço tecnológico e a convergência, é que se propõe o nosso trabalho: incorporação de ferramentas que permitam a interação entre as pessoas, para favorecer o processo de ensino e aprendizagem. Através de tópicos, são apresentadas ferramentas que irão possibilitar tarefas para esse público tão especial, os conectados. Estamos sim, propondo transgredir layouts e os limites físicos das salas de aulas convencionais. Dessa forma, sugerimos um ensino mais voltado para o século XXI considerando as tecnologias no ambiente digital e considerando técnicas de inclusão. Não se busca uma inclusão seletiva, mas um contexto para eliminar as barreiras, sejam cognitivas, físicas ou sociais. Como esse curso é voltado para a classe de docência que, muitas vezes, no exercício da profissão, não temos tempo para estar em uma sala e obter novas informações, esse material tem a proposta de facilitar ao participante do curso a compreensão do que está sendo discutido nas aulas do ambiente virtual. Na abordagem trabalhamos em três blocos: 1) BNCC - mundo digital e Inclusão; 2) Ferramentas para educação com foco na criação de recursos; 3) Desenvolvimento de Material Didático Digital. | - |
Tamanho: dc.format.extent | 15.827.176 bytes | - |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | - | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | Attribution-ShareAlike 3.0 Brazil | - |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/ | - |
Título: dc.title | TECNOLOGIAS DIGITAIS DA INFORMAÇÃOE COMUNICAÇÃO NA EDUCAÇÃO: BNCC e Técnicas Inclusivas | - |
Tipo de arquivo: dc.type | curso | - |
Curso: dc.subject.course | Programa de Pós Graduação em Ciências Naturais | - |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Extensão | - |
Aparece nas coleções: | Textos |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
ApostilaCursoTDIC2024_VerJan.pdf | Arquivo no formato PDF - Resumo do curso desenvolvido e aplicado em AVA | 15,5 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/741700/4/ApostilaCursoTDIC2024_VerJan.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons