
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor.author | MONTEIRO, FATIMA | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-01-22T13:33:47Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-01-22T13:33:47Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-01-22 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/741638 | - |
| Resumo: dc.description.abstract | In times of implementation of the proposals for the Brazilian basic education standard, the National Common Curricular Base/2017 (the Base), and no less important, times of defining the new model of High School, my provocative question “What cat got your tongue ?” launches reflections on how certain practices in the English language (IL)/foreign languages (FL) classroom, promoted by a certain group of teachers with certain types of agency, serve to place certain groups of students in a subordinate position marked by silencing and erasure. Thus, focusing on the development of the skills covered in the Base, I seek to discuss some notions, presented in the online course offered by MEC on the AVAMEC platform, for teaching English language (IL) in the final years of elementary school. The theoretical contribution of this discussion encompasses the concepts of subalternity and agency treated in Monteiro (2021), with emphasis on the critical analyzes of Spivak (2010) and Andreotti (2007, 2014), added to those of Monte Mór (2013a) on the relevance of studies and problematizations of Brazilian language policies in LI/FL teacher training. Aiming for a responsible, egalitarian and fair educational project, I also rely on the critical perspective of bell hooks (2021), which argues that there is no justice without love. I therefore defend the idea that subalternities arise where there is no love. In my opinion, this project requires loving practices in the classroom with non-hierarchical approaches, seeking to populate the classroom space with student contexts and desires. This demands critical readings of ourselves (cf. Menezes de Souza, 2011), considering our implications for the continuity of the colonial logic that today permeates the digital universe, with interventions in data collection, development and learning of artificial intelligence. | pt_BR |
| Idioma: dc.language.iso | en | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | subalternity | pt_BR |
| Título: dc.title | WHAT CAT ATE YOUR TONGUE: reflections on the condition of subalternity (Atena Editora) | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Livros digitais | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: