
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | UFRJ/UFF | pt_BR |
| Autor(es): dc.contributor.author | SILVA, Márcia Maria e; | - |
| Autor(es): dc.contributor.author | DOMINICK, Rejany; | - |
| Autor(es): dc.contributor.author | VASCONCELLOS, Monica | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-01-24T00:34:42Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-01-24T00:34:42Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2020 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://www.editoracrv.com.br/produtos/detalhes/34826-crv | - |
| identificador: dc.identifier.other | Pesquisas e práticas de formação docente: Por novas paisagens educativas. | pt_BR |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/741636 | - |
| Resumo: dc.description.abstract | Este artigo apresenta a perspectiva coletiva, dialógica e multidimensional, em construção no trabalho que orienta as pesquisas, práticas docentes e atividades de extensão dos professores que integram o Observatório Internacional de Interculturalidade, Inclusão e Inovação Pedagógica na Universidade Federal Fluminense, localizada em Niterói, no Estado do Rio de Janeiro. Apresentamos a tessitura dos debates travados nos últimos dois anos. A reflexão se dá a partir das dinâmicas de interação e socialização de pesquisas antes, durante e depois do "V Seminário Internacional de Inclusão em Educação: Universidade e Participação", ocorrido em maio de 2019. A estrutura das sessões desse evento mostrou-se como um convite ao debate sobre os caminhos para a materialização das fissuras possíveis nas orientações teórico-metodológicas para a formação de professores. Questionamos o conceito de inovação, apontando para as possibilidades de desterritorialização do conceito ao ser apropriado no campo da educação. Por fim, apresentamos três projetos articulados à formação de professores que retratam a responsabilidade por criar "novas paisagens educativas". | pt_BR |
| Tamanho: dc.format.extent | 19 p | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | Capítulo de Livro | pt_BR |
| Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
| Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
| Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
| Palavras-chave: dc.subject | Formação docente. Inovação pedagógica. Interculturalidade. | pt_BR |
| Título: dc.title | Pesquisas e práticas de formação docente: Por novas paisagens educativas | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
| Curso: dc.subject.course | Diversos na área da educação | pt_BR |
| Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Diversas na área da educação | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Textos | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons