Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | UFMG | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Rodrigues, Katherine Sá | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Segatelli, Tânia Mara | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-01-22T15:27:26Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-01-22T15:27:26Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-08-15 | - |
identificador: dc.identifier.other | AASA 2 Katherine Rodrigues | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/741622 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Depois do câncer de pele, o câncer de próstata é o segundo mais frequente em homens brasileiros, de acordo com o Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva - INCA. Existe ainda, alta taxa de mortalidade nesses casos de câncer por falta de conhecimento e instrução e a escola tem um papel fundamental na divulgação de informações no que condiz à saúde pública. A sequência didática aqui apresentada foi desenvolvida em uma escola estadual na periferia de Belo Horizonte. O público alvo da atividade foram os estudantes do Ensino Médio Regular e da Educação de Jovens e Adultos - EJA, totalizando discentes de 7 turmas. A sequência didática produzida teve como objetivo principal promover a conscientização sobre a importância da prevenção do câncer de próstata. Para isso, diversas metodologias foram propostas preconizando o estudante como sujeito principal na construção do seu próprio processo de ensino-aprendizagem. A atividade permitiu a construção coletiva do conhecimento pois os discentes puderam compartilhar experiências pessoais e os resultados de suas pesquisas durante os diferentes momentos da sequência didática. Além da troca dos inúmeros saberes, os estudantes puderam realizar várias etapas pertinentes à produção do conhecimento científico, como: levantamento de hipóteses, levantamento de dados, compartilhamento de ideias, troca entre os pares, elaboração de conclusão e produção de um material para ser compartilhado com a comunidade escolar, familiares e, em alguns casos, com a sociedade em geral por meio da internet. Os resultados da atividade foram positivos pois houve utilização de metodologias ativas, protagonismo estudantil, troca de saberes e, durante as etapas, aprendizagem sobre conceitos científicos relacionados ao sistema genital masculino e ao câncer de próstata. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 732 KB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | CC0 1.0 Universal | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Câncer de próstata | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino por investigação | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino Médio | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Saúde Pública | pt_BR |
Título: dc.title | A IMPORTÂNCIA DO EXAME DE PRÓSTATA EM HOMENS COM IDADE IGUAL OU SUPERIOR A 40 ANOS | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | PROFBIO | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | - | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
AASA 2 Katherine Rodrigues.pdf | 730,58 kB | Adobe PDF | /bitstream/capes/741622/2/AASA 2 Katherine Rodrigues.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons