Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor.author | Fenner, Marina Castana | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Reis, Thaize de Souza | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Ferreira, Vinicius Santos | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Kirchner, Luziane de Fátima | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-01-19T20:37:20Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-01-19T20:37:20Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-01-17 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/741534 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Em sua última obra, publicada em 1989, um ano antes de seu falecimento, Skinner discorre sobre alguns temas clássicos na Psicologia e, em particular, na Análise do Comportamento. A releitura desses temas por Skinner nos fornece as possibilidades e abrangência da Análise do Comportamento, sobretudo no campo educacional. Ao final do capítulo intitulado “A escola do futuro”, Skinner afirma enfaticamente que “nós sabemos como construir escolas melhores”. Por melhores escolas devemos entender não apenas a estrutura física do prédio, mobiliário, funcionalidades, organização de atividades curriculares e extracurriculares. Mas, sobretudo as condições programadas que tornem a aprendizagem uma ocorrência efetiva para o indivíduo e para a sociedade, caracterizando-se pela transferência do que foi aprendido na escola para outros ambientes. A escola, assim como outros espaços nos quais ocorrem processos de ensino e de aprendizagem (hospitais, consultórios, empresas, comunidades...) deveria pautar suas ações em uma concepção alternativa à educação tradicional, com o objetivo de preparar indivíduos para o enfrentamento de problemas atuais e futuros tendo em vista a sobrevivência da espécie e do planeta. | pt_BR |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Educação | pt_BR |
Título: dc.title | Diálogos em análise do comportamento - Volume 3 (Atena Editora) | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Livros digitais |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
dialogos-em-analise-do-comportamento-volume-3.pdf | 2,83 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/741534/1/dialogos-em-analise-do-comportamento-volume-3.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: