Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO TRIÂNGULO MINEIRO CAMPUS AVANÇADO UBERABA PARQUE TECNOLÓGIC | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | MESSIAS, Lídia Gomes de Macedo | - |
Autor(es): dc.contributor.author | MARQUES, Welisson | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-01-19T17:51:23Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-01-19T17:51:23Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-10-18 | - |
identificador: dc.identifier.other | file:///C:/Users/lidia/Desktop/Disserta%C3%A7%C3%A3o_L%C3%ADdia_Gomes_de_Macedo_Messias.pdf | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/741528 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Esta pesquisa está vinculada à Linha de Pesquisa: Práticas Educativas em Educação Profissional e Tecnológica do Programa de Pós-graduação do Instituto Federal do Triângulo Mineiro (IFTM) – Campus Uberaba Parque Tecnológico (CAUPT) e tem como escopo analisar o discurso docente sobre as reverberações da pandemia de Covid-19 nos processos de ensino aprendizagem no que se refere aos Cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro – Campus Uberlândia Centro. Afinal, algumas indagações nos causaram desassossego a respeito dessa temática deveras atual, quais sejam: há contribuições engendradas a partir da experiência de alguns anos em ensino remoto? Se sim, houve alguma alteração nos processos de ensino e aprendizagem a partir dessas vivências? Nessa esteira, os objetivos específicos que formam a espinha dorsal desta investigação são: a) pesquisar as consequências da pandemia de Covid-19 na educação brasileira; b) discutir a Educação Profissional Técnica de Nível Médio; c) analisar o discurso docente sobre as reverberações da pandemia de Covid-19 nos processos de ensino aprendizagem; e d) produzir um vídeo educacional animado a partir dos discursos docentes advindos nas entrevistas. Para tanto, então, partiu-se de uma metodologia descritiva, de natureza qualitativa, visto que lançou-se mão das técnicas de entrevista semiestruturada, tendo como principal chave interpretativa a Análise do Discurso de linha francesa, bem como a seguinte armadura teórica: Caires, V. G. (2016); Ciavatta, M. (2005, 2009, 2021); Fernandes, C. A. (2008); Foucault, M. (2009, 2015); Freire, P. (1967); Frigotto, G. (2003, 2009, 2012, 2022); Kuenzer, Z. A. (2000); Pêcheux, M. (1983); Saviani, D. (1996, 2007, 2011, 2016); etc. Em tempo, ressalta-se que esta dissertação foi aprovada pelo Comitê de Ética e apresenta o seguinte Certificado de Apresentação de Apreciação Ética (CAAE): 67877523.9.0000.5154. Em vista disso, portanto, propõe-se como principal resultado, aqui, um produto educacional, na forma de um vídeo com animação, mesclando, imagens, trilhas sonoras e vídeos gratuitos da internet, bem como algumas falas das entrevistas que foram transcritas, sendo o seu mote: a Pandemia de Covid-19 e os processos de ensino e aprendizagem nos Cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio, vide link . Por fim, como principal resultado é lícito dizer que os achados teóricos foram corroborados pelos discursos docentes, na medida em que ambos foram no sentido de afirmar a articulação interna do próprio IFTM durante a pandemia de Covid-19, a despeito do negacionismo do Governo Federal à época, indicaram o aumento do adoecimento psíquico de discentes e docentes nesse período, bem como apontaram como legado o maior uso das ferramentas tecnológicas a partir desse momento. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 3,75 MB (3.934.553 bytes) | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | Microsoft Edge PDF Document (.pdf) | pt_BR |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Análise do Discurso. | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Discurso docente. | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Educação Profissional e Tecnológica. | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino-aprendizagem. | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino Remoto Emergencial. | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Pandemia de Covid-19. | pt_BR |
Título: dc.title | ANÁLISE DO DISCURSO DO TRABALHO DOCENTE NO CONTEXTO PÓS PANDÊMICO DA COVID-19: desafios nos Cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro – Campus Uberlândia Cen | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA - ProfEPT | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Práticas Educativas na Educação Profissional e Tecnológica | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
Dissertação_Lídia_Gomes_de_Macedo_Messias.pdf | 3.84 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/741528/2/Dissertação_Lídia_Gomes_de_Macedo_Messias.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons