ANÁLISE DO DISCURSO DO TRABALHO DOCENTE NO CONTEXTO PÓS PANDÊMICO DA COVID-19: desafios nos Cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro – Campus Uberlândia Cen

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorINSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO TRIÂNGULO MINEIRO CAMPUS AVANÇADO UBERABA PARQUE TECNOLÓGICpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorMESSIAS, Lídia Gomes de Macedo-
Autor(es): dc.contributor.authorMARQUES, Welisson-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-01-19T17:51:23Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-01-19T17:51:23Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-10-18-
identificador: dc.identifier.otherfile:///C:/Users/lidia/Desktop/Disserta%C3%A7%C3%A3o_L%C3%ADdia_Gomes_de_Macedo_Messias.pdfpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/741528-
Resumo: dc.description.abstractEsta pesquisa está vinculada à Linha de Pesquisa: Práticas Educativas em Educação Profissional e Tecnológica do Programa de Pós-graduação do Instituto Federal do Triângulo Mineiro (IFTM) – Campus Uberaba Parque Tecnológico (CAUPT) e tem como escopo analisar o discurso docente sobre as reverberações da pandemia de Covid-19 nos processos de ensino aprendizagem no que se refere aos Cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro – Campus Uberlândia Centro. Afinal, algumas indagações nos causaram desassossego a respeito dessa temática deveras atual, quais sejam: há contribuições engendradas a partir da experiência de alguns anos em ensino remoto? Se sim, houve alguma alteração nos processos de ensino e aprendizagem a partir dessas vivências? Nessa esteira, os objetivos específicos que formam a espinha dorsal desta investigação são: a) pesquisar as consequências da pandemia de Covid-19 na educação brasileira; b) discutir a Educação Profissional Técnica de Nível Médio; c) analisar o discurso docente sobre as reverberações da pandemia de Covid-19 nos processos de ensino aprendizagem; e d) produzir um vídeo educacional animado a partir dos discursos docentes advindos nas entrevistas. Para tanto, então, partiu-se de uma metodologia descritiva, de natureza qualitativa, visto que lançou-se mão das técnicas de entrevista semiestruturada, tendo como principal chave interpretativa a Análise do Discurso de linha francesa, bem como a seguinte armadura teórica: Caires, V. G. (2016); Ciavatta, M. (2005, 2009, 2021); Fernandes, C. A. (2008); Foucault, M. (2009, 2015); Freire, P. (1967); Frigotto, G. (2003, 2009, 2012, 2022); Kuenzer, Z. A. (2000); Pêcheux, M. (1983); Saviani, D. (1996, 2007, 2011, 2016); etc. Em tempo, ressalta-se que esta dissertação foi aprovada pelo Comitê de Ética e apresenta o seguinte Certificado de Apresentação de Apreciação Ética (CAAE): 67877523.9.0000.5154. Em vista disso, portanto, propõe-se como principal resultado, aqui, um produto educacional, na forma de um vídeo com animação, mesclando, imagens, trilhas sonoras e vídeos gratuitos da internet, bem como algumas falas das entrevistas que foram transcritas, sendo o seu mote: a Pandemia de Covid-19 e os processos de ensino e aprendizagem nos Cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio, vide link . Por fim, como principal resultado é lícito dizer que os achados teóricos foram corroborados pelos discursos docentes, na medida em que ambos foram no sentido de afirmar a articulação interna do próprio IFTM durante a pandemia de Covid-19, a despeito do negacionismo do Governo Federal à época, indicaram o aumento do adoecimento psíquico de discentes e docentes nesse período, bem como apontaram como legado o maior uso das ferramentas tecnológicas a partir desse momento.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent3,75 MB (3.934.553 bytes)pt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypeMicrosoft Edge PDF Document (.pdf)pt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectAnálise do Discurso.pt_BR
Palavras-chave: dc.subjectDiscurso docente.pt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEducação Profissional e Tecnológica.pt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnsino-aprendizagem.pt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnsino Remoto Emergencial.pt_BR
Palavras-chave: dc.subjectPandemia de Covid-19.pt_BR
Título: dc.titleANÁLISE DO DISCURSO DO TRABALHO DOCENTE NO CONTEXTO PÓS PANDÊMICO DA COVID-19: desafios nos Cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro – Campus Uberlândia Cenpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA - ProfEPTpt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplinePráticas Educativas na Educação Profissional e Tecnológicapt_BR
Aparece nas coleções:Textos


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons