Ensinando sobre células com atividades lúdicas e desplugadas

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade de Passo Fundopt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorBarbosa, Lucivan Néri-
Autor(es): dc.contributor.authorSilva, Juliano Tonezer da-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-01-18T15:43:30Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-01-18T15:43:30Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-12-
identificador: dc.identifier.otherEnsinandosobrecelulascomatividadesludicasedesplugadaspt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/741465-
Resumo: dc.description.abstractO presente trabalho trata-se de um Produto Educacional (PE) voltado para professores da rede pública de ensino, sendo um apoio para o conteúdo de citologia no Ensino Fundamental Anos Finais. Foi desenvolvido no contexto do mestrado profissional do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática – PPGECM da Universidade de Passo Fundo - UPF, no âmbito do Projeto de Cooperação entre Instituições – PCI, com a Faculdade Católica de Rondônia. O documento aqui apresentado está relacionado à dissertação intitulada “Ensino lúdico da citologia para o Ensino Fundamental Anos Finais com o suporte da computação desplugada” desenvolvida pelo mestrando Lucivan Néri Barbosa e sob a orientação do professor Dr. Juliano Tonezer da Silva. O projeto de pesquisa desenvolveu-se em uma escola estadual da rede pública de ensino sem laboratório de ciências com alunos do 6º ano do Ensino Fundamental Anos Finais, do componente curricular de Ciências em horário de contraturno. O tema abrange o ensino da citologia, com ênfase nos diferentes tipos de células, suas principais estruturas e seu funcionamento de acordo com os seres vivos que as apresentam. Trata-se de uma sequência didática de onze encontros de uma hora cada, ancorados na metodologia dos Três Momentos Pedagógicos (3 MP) que se divide em: Problematização Inicial, Organização do Conhecimento e Aplicação do Conhecimento. Para a ação e atividades desenvolvidas durante a aplicação do PE, aplicou-se recursos didáticos diversos, como atividades lúdicas, atividades baseadas na Computação Desplugada, desenhos, visita técnica, relatório de atividades e construção de maquetes comestíveis. A diversidade de recursos pedagógicos é necessária para que possam assessorar os alunos na compreensão dos conceitos abordados, tornando o aprendizado dinâmico, prático e prazeroso. Por fim, deve-se considerar que este material é de livre acesso e está disponível no portal dos produtos educacionais do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática da Universidade de Passo Fundo <http://www.upf.br/ppgecm> e no portal do EduCapes.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent3.4 Mbpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectBiologia (Estudo fundamental) - Estudo e ensinopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectCitologiapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectComputação desplugadapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectAtividades criativas na sala de aulapt_BR
Título: dc.titleEnsinando sobre células com atividades lúdicas e desplugadaspt_BR
Tipo de arquivo: dc.typelivro digitalpt_BR
Curso: dc.subject.coursePrograma de Pós Graduação em Ensino de Ciências e Matemáticapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineCiênciaspt_BR
Aparece nas coleções:Livros digitais


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons