O ENSINO DO XADREZ NA EPT: UM ESTUDO DE CASO NO INSTITUTO FEDERAL DE SERGIPE, CAMPUS SOCORRO.

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Autor(es): dc.contributorINSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE SERGIPE.pt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorNascimento, Anildo do-
Autor(es): dc.contributor.authorAzevedo, José Franco de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-01-18T15:35:44Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-01-18T15:35:44Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-01-18-
identificador: dc.identifier.otherDissertação - Anildo do Nascimento(O ENSINO DO XADREZ NA EPT: UM ESTUDO DE CASO NO INSTITUTO FEDERAL DE SERGIPE, CAMPUS SOCORRO.)pt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/741452-
Resumo: dc.description.abstractConsiderado uma atividade milenar o jogo de xadrez continua sendo um objeto de estudo muito explorado em diversas áreas do conhecimento. A investigação tem como objetivo geral analisar a relação do jogo de xadrez com as perspectivas de ensino-aprendizagem na disciplina de Lógica de Programação do Instituto Federal de Sergipe, campus Socorro. O referencial teórico adotado para embasamento do estudo divide-se em quatro partes. A primeira, refere-se a Educação Profissional e Tecnológica, destacando os fundamentos da EPT, para formação integral dos sujeitos. A segunda, abordo os aspectos da formação docente e práticas pedagógicas, com ênfase nos saberes produzidos na escola. A terceira parte corresponde as concepções de jogo enquanto cultura, possibilidades de interação sujeito-objeto, e por último destaco as dimensões que permeiam as práticas pedagógicas do jogo de xadrez, apontando os processos educativos do xadrez e sua relação com ensino-aprendizagem. Com relação aos caminhos metodológicos, o estudo apresenta uma abordagem qualitativa, para investigar as relações e valores dos sujeitos envolvidos com o xadrez; a natureza do trabalho é aplicada, baseado no campo e finalidade prática. Quanto aos objetivos do estudo, trata-se de exploratório e descritivo, apresentando-se de forma flexível aos novos conceitos, assim como na produção de informações sobre características do evento estudado. A estratégia de pesquisa escolhida está relacionado ao estudo de caso, com o intuito de explicar o comportamento dos participantes nas atividades relacionadas ao xadrez. Já os procedimentos para coleta de dados foram pesquisa bibliográfica, questionário e entrevista semiestruturada, este último, permitiu aos participantes do estudo de expressar suas experiências com o xadrez e se aprofundar sobre o fenômeno. Para a análise de dados o estudo buscou interpretá-lo por meio da análise de conteúdos, compreender de forma mais ampla as variáveis dos participantes da pesquisa com as relações ao jogo de xadrez, utilizando uma categorização do material obtido, por meio da organização das falas e expressões dos entrevistados em categorias. Os resultados da investigação contribuíram para as reflexões a respeito das práticas de xadrez para o ensino-aprendizagem, ampliando o seu debate como objeto de estudo nos espaços educacionais, em especial no instituto federal, e produziu um e-book sobre os saberes do xadrez como formas de conhecimento.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent5,2 MBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectEducação Profissional e Tecnológica. Práticas Pedagógicas. Xadrez. Ensino-aprendizagem.pt_BR
Título: dc.titleO ENSINO DO XADREZ NA EPT: UM ESTUDO DE CASO NO INSTITUTO FEDERAL DE SERGIPE, CAMPUS SOCORRO.pt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.coursePROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇAO EM EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA.pt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineProdução científica.pt_BR
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