Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal de Goiás | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | JUNIOR, Inimar Santos | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-01-17T12:05:36Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-01-17T12:05:36Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-01-17 | - |
identificador: dc.identifier.other | Minhas escrevivências: arte e escrita de estudantes da primeira série do ensino médio. 2 | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/741446 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Este Produto Educacional em forma de ebook apresenta, por meio de narrativas, os resultados de uma investigação sobre minha própria prática, desenvolvida durante o Mestrado Profissional em Ensino na Educação Básica do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu do CEPAE/UFG, entre os anos de 2021 a 2024, resultante da dissertação “Conceição Evaristo: A leitura de contos no processo de formação do leitor literário”. Dessa forma, narro, analiso e compartilho minhas práticas e experiências, ao usar a leitura do gênero conto em minhas aulas de língua portuguesa com alunos da 1ª série do Ensino Médio. O objetivo visou refletir sobre a história dos povos africanos e afro-brasileiros, suas lutas em prol de melhores condições de vida em nossa sociedade e sua constribuição para nossa formação cultural. O referencial teórico incluiu autores como Bronckart (2006), Cosson (2020), Freire (1989), Ramires (2022) e outros. O estudo envolveu a leitura de quatro contos da obra Olhos d’água, de Conceição Evaristo, efetivadas nas aulas de português. A leitura dos contos proporcionou um debate sobre temas como racismo, relações etnico raciais na escola e sociedade, violência e preconceito racial. A coleta de dados ocorreu por meio da observação participante, das descrições e reflexões do diário de campo e das produções escritas dos alunos. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 910 KB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Formação de leitor literário | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Cultura afro-brasileira | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Lei 10639/03 | pt_BR |
Título: dc.title | Minhas escrevivências: arte e escrita de estudantes da primeira série do ensino médio | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Programa de Pós-Graduação em Ensino na Educação Básica | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons