Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade de Passo Fundo | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Travesani, Cleidiane | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Silva, Juliano Tonezer da | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-01-18T12:44:45Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-01-18T12:44:45Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-12 | - |
identificador: dc.identifier.other | ProdutoEducacionalCleidiane | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/741436 | - |
Resumo: dc.description.abstract | A matemática sempre foi um desafio para professores que buscam contextualizar suas aulas e torná-las mais atraentes para os alunos. Por outro lado, o mundo todo vê o despertar da tecnologia na sociedade, desde as panelas elétricas, até os relógios, que apresentam comandos digitais. Com isso, a educação tenta incorporar essas inovações em suas práticas, já que crianças e adolescentes são fascinados por essas tecnologias. O produto educacional é um recurso pedagógico direcionado a professores que trabalham com as disciplinas de ciências e matemática, para proporcionarem aos alunos, do 6º ao 9º ano do ensino fundamental anos finais, a experiência de trabalhar a conscientização ambiental sobre a reciclagem e a estatística. Esse recurso pedagógico é embasado em Seymour Papert e na sua teoria de aprendizagem, o Construcionismo, na qual o aluno aprende criando; ou seja, construindo algo de seu interesse, mediado pelo uso das tecnologias. Além disso, também utiliza uma metodologia de ensino por projetos que parte do interesse dos educandos e que se ancora no contexto do ensino ativo. O material aqui proposto está relacionado com a dissertação intitulada: CONSTRUÇÃO DE JOGOS VIRTUAIS POR ALUNOS: PROJETOS DE APRENDIZAGEM E TECNOLOGIAS DIGITAIS NO ENSINO DA RECICLAGEM, desenvolvida pela professora mestre Cleidiane Travesani, sob orientação do professor doutor Juliano Tonezer da Silva, no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática da Universidade de Passo Fundo (PPGECM/UPF), no âmbito do Projeto de Cooperação entre Instituições – PCI, com a Faculdade Católica de Rondônia. É composto por 16 aulas, de 45 minutos cada, distribuídas em cinco etapas, sendo elas: levantamento preliminar das dúvidas e certezas; pesquisar informações; organizar e comunicar o conhecimento construído; apresentação do resultado. A aplicação ocorreu na Escola Estadual de Ensino Fundamental Anísio Serrão de Carvalho, com alunos do 8º ao 9º ano, no contraturno dos estudantes. Por fim, este material é de livre acesso e também está disponível no portal dos produtos educacionais do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática da Universidade de Passo Fundo <http://www.upf.br/ppgecm>, assim como aqui no site EduCapes. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 2.7 Mb | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Matemática (Ensino fundamental) - Estudo e ensino. | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Tecnologias educacionais. | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Jogos virtuais. | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Reciclagem. | pt_BR |
Título: dc.title | RECURSO PEDAGÓGICO PARA O ENSINO DA RECICLAGEM POR MEIO DA CONSTRUÇÃO DE JOGOS VIRTUAIS | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Programa de Pós Graduação em Ensino de Ciências e Matemática | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Matemática. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Livros digitais |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
ProdutoEducacionalCleidiane.pdf | 2,76 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/741436/2/ProdutoEducacionalCleidiane.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons