RECURSO PEDAGÓGICO PARA O ENSINO DA RECICLAGEM POR MEIO DA CONSTRUÇÃO DE JOGOS VIRTUAIS

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade de Passo Fundopt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorTravesani, Cleidiane-
Autor(es): dc.contributor.authorSilva, Juliano Tonezer da-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-01-18T12:44:45Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-01-18T12:44:45Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-12-
identificador: dc.identifier.otherProdutoEducacionalCleidianept_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/741436-
Resumo: dc.description.abstractA matemática sempre foi um desafio para professores que buscam contextualizar suas aulas e torná-las mais atraentes para os alunos. Por outro lado, o mundo todo vê o despertar da tecnologia na sociedade, desde as panelas elétricas, até os relógios, que apresentam comandos digitais. Com isso, a educação tenta incorporar essas inovações em suas práticas, já que crianças e adolescentes são fascinados por essas tecnologias. O produto educacional é um recurso pedagógico direcionado a professores que trabalham com as disciplinas de ciências e matemática, para proporcionarem aos alunos, do 6º ao 9º ano do ensino fundamental anos finais, a experiência de trabalhar a conscientização ambiental sobre a reciclagem e a estatística. Esse recurso pedagógico é embasado em Seymour Papert e na sua teoria de aprendizagem, o Construcionismo, na qual o aluno aprende criando; ou seja, construindo algo de seu interesse, mediado pelo uso das tecnologias. Além disso, também utiliza uma metodologia de ensino por projetos que parte do interesse dos educandos e que se ancora no contexto do ensino ativo. O material aqui proposto está relacionado com a dissertação intitulada: CONSTRUÇÃO DE JOGOS VIRTUAIS POR ALUNOS: PROJETOS DE APRENDIZAGEM E TECNOLOGIAS DIGITAIS NO ENSINO DA RECICLAGEM, desenvolvida pela professora mestre Cleidiane Travesani, sob orientação do professor doutor Juliano Tonezer da Silva, no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática da Universidade de Passo Fundo (PPGECM/UPF), no âmbito do Projeto de Cooperação entre Instituições – PCI, com a Faculdade Católica de Rondônia. É composto por 16 aulas, de 45 minutos cada, distribuídas em cinco etapas, sendo elas: levantamento preliminar das dúvidas e certezas; pesquisar informações; organizar e comunicar o conhecimento construído; apresentação do resultado. A aplicação ocorreu na Escola Estadual de Ensino Fundamental Anísio Serrão de Carvalho, com alunos do 8º ao 9º ano, no contraturno dos estudantes. Por fim, este material é de livre acesso e também está disponível no portal dos produtos educacionais do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática da Universidade de Passo Fundo <http://www.upf.br/ppgecm>, assim como aqui no site EduCapes.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent2.7 Mbpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectMatemática (Ensino fundamental) - Estudo e ensino.pt_BR
Palavras-chave: dc.subjectTecnologias educacionais.pt_BR
Palavras-chave: dc.subjectJogos virtuais.pt_BR
Palavras-chave: dc.subjectReciclagem.pt_BR
Título: dc.titleRECURSO PEDAGÓGICO PARA O ENSINO DA RECICLAGEM POR MEIO DA CONSTRUÇÃO DE JOGOS VIRTUAISpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typelivro digitalpt_BR
Curso: dc.subject.coursePrograma de Pós Graduação em Ensino de Ciências e Matemáticapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineMatemática.pt_BR
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